Atividade avaliativa questionário – disciplina fundamentos filosóficos da educação

Páginas: 6 (1290 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
Atividade Avaliativa Questionário – Disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação

Questões Dissertativas

1) Observe a seguinte afirmação: “A Filosofia faz com que o educador não seja mero reprodutor de ideias e de técnicas pedagógicas, mas possibilite a construção de uma educação emancipatória e libertadora”. Aponte as diferenças entre o professor meramente técnico e o professorcomprometido com a educação crítica, emancipatória e libertadora. (0,2)

Resposta: O professor é visto antes de tudo como um técnico. À medida que a Pedagogia foi se instrumentalizando, para organizar procedimentos de sala de aula, dentro dos pressupostos de uma racionalidade técnica, ela dói perdendo sua dimensão fundamentadora de ser a parceira crítica da prática educativa, para ser apenas a formadorade técnicos de produção de aulas.
São muitos os pedagogos que têm se debruçado sobre a questão do professor como profissional reflexivo, como também não lhes têm faltado críticas, algumas delas devido a um eventual descuido pelo saber escolar, pela assimilação dos conhecimentos, em decorrência da maior ênfase dada à construção do conhecimento. Igualmente, criticam-se os riscos de falta de rigor eum “recuo da teoria”, ao se valorizar a flexibilidade do professor diante das situações concretas.

2) A Filosofia apresenta diferentes áreas de estudo, dentre elas, a Filosofia da Linguagem e a Antropologia. Explique cada uma dessas áreas, demonstrando sua relação com o ato pedagógico. (0,2)
Resposta: Antropologia (do grego anthopos, “homem”) – Investiga a concepção de ser humano, ou seja, apartir do que o ser humano é, reflete sobre aquilo que se pensa que ele deva ser. Distingue-se da antropologia científica, que estuda as diferentes culturas existentes.
Filosofia da Linguagem – Reflexão sobre a linguagem como elemento estruturador que explica a relação do ser humano com a realidade; a natureza da linguagem; os sentidos dos signos e proposições lingüísticas etc. Há váriascorrentes teóricas: filosofia analítica da linguagem, semiótica, positivismo lógico, teoria lingüística, hermenêutica, entre outras.

3) Explique, detalhadamente, os três principais verbos atribuídos à educação: informar, discutir e criar. (0,2)
Resposta: Informar – Necessidade de unir a informação a outros processos que evitem a erudição estéril.
Discutir – Oportunidade de reflexão e critica, pormeio de seminários, ciclos de debates, a partir de temas indicados pelo momento. A discussão dá a necessária dinâmica, que leva a duvida e conseqüentemente, remete a novas buscas de informação.
Criar – Complemento dos verbos informar e discutir, é o que dá sentido a esses verbos. A criação permanente é o objetivo de um centro de cultura. Ele deve ser o gerador continuo de novos discursos epropostas.

4) Apresente o processo de desenvolvimento da educação formal, desde o século XVIII ao século XX, enfatizando a tarefa do educador na escola atual. (0,2)
Resposta: A Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, alterou em alguns aspectos as exigências da escola burguesa: à formação acadêmica predominantemente humanística contrapunha-se a necessidade de formação técnica especializada, alémdo estudo das ciências.
O processo de controle acentuou-se no século XIX, com a instalação das escolas de ensino mutuo, ou monitorial. Segundo esse sistema, o professor não ensina todos os alunos, mas prepara os melhores, que serão os monitores encarregados de atender grupos de colegas.
O século XX foi prodígio em teorias pedagógicas e projetos educacionais, na tentativa de superar a escolatradicional excessivamente rígida, magistrocêntrica e voltada para a memorização dos conteúdos.
A escola adquire, cada vez mais, um papel insubstituível como instância mediadora, ao estabelecer o vinculo entre as novas gerações e a cultura acumulada, sobretudo gerações e a cultura acumulada, sobretudo à medida que a sociedade contemporânea tem-se tornado cada vez mais complexa.

5) “A alma é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade avaliativa
  • Atividades avaliativas – fundamentos filosóficos da educação
  • Atividade avaliativa questionário – disciplina psicologia da educação
  • Disciplina: fundamentos filosóficos da educação
  • Atividade Avaliativa Questionário – Disciplina Didática
  • Atividade avaliativa questionario disciplina didatica
  • Atps disciplina de fundamentos filosóficos da educação
  • Atividade Avaliativa Questionário – Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso e Financiamento da Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!