Atividade Avaliativa Da Disciplina Bio Mol Aplicada A Biotec

1230 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EAD EM BIOTECNOLOGIA
DISCIPLINA: BIOLOGIA MOLECULAR APLICADA A BIOTECNOLOGIA
ALUNA: JULIANA MELO MACEDO

ATIVIDADE 1

Considerando o artigo anexado no Material de Apoio:

Responda as seguintes questões:
1. O que é transformação genética REMI?

Schiestl e Petes, EM 1991,, utilizando a levedura S. cerevisae, desenvolveram uma metodologia denominada REMI (Restriction Enzyme-Mediated Integration), a qual funciona na adição de enzima de restrição ao sistema de transformação protoplasto-PEG. A endonuclease de restrição vai penetrando pelas membranas celular e nuclear da célula hospedeira, junto com o vetor de transformação, o qual é previamente linearizado com a mesma endonuclease. No núcleo, a endonuclease cliva o DNA genômico da célula hospedeira em seus respectivos sítios de restrição, gerando assim um grande número de sequências expostas compatíveis com as sequências expostas do vetor, tornando possível a integração deste em diferentes pontos do genoma da célula. Este mecanismo pode resultar em uma alta freqüência de transformação.

2. Qual a diferença dessa transformação (REMI) com a transformação genética convencional?

A REMI possui como característica uma transformação mais eficiente e predominância de eventos simples de integração. Já o sistema convencional tem como principal vantagem o baixo custo dos reagentes e equipamentos quando comparados aos outros sistemas. Podendo ser incluído sem grandes problemas na rotina da maioria dos laboratórios. Entretanto, apesar de muito comum, esta técnica demanda a otimização de várias etapas envolvidas na obtenção e regeneração de protoplastos, e nem sempre a frequência de transformação obtida é satisfatória.

3. Qual o principal objetivo do artigo?
Verificar a possibilidade de transformar os protoplastos obtidos segundo o protocolo do Marchi e colaboradores, 2006 e determinar a frequência de integração de PAN7-1 no genoma do fngo mediada pela endonuclease de

Relacionados