Atividade avaiativa de macroeconomia mod 3.2- respotas

456 palavras 2 páginas
Atividade Avaliativa de Macroeconomia
Profª Emiliane Januário
Aluno: Cristiano Santos da Costa
Código: 0200021018
Polo: COC – Araçatuba

1- a)- PIB ou Renda Nacional é a soma de todos os bens e serviços finais, excluindo-se os intermediários, produzidos por uma economia em um dado período isto é, é a soma de todas as riquezas produzidas por uma economia, dento dos limites de um País e em um determinado período. Estas riquezas são mensuradas em uma única medida de valor (moeda) usando-se para isso o preço de mercado. Só entram nesta soma os bens e serviços produzidos e vendidos de forma legal.
O PIB serve para medir o crescimento de uma economia, sendo utilizado como instrumento para tomada de decisões por governos, empresários e pessoas físicas. Para isso é preciso saber a sua situação comparando o período atual com um período anterior que geralmente será trimestral ou anual, nos fornecendo os dados necessários para sabermos se uma economia esta em crescimento (aquecida) ou não, mostrando: * aos governos quando e como agir e como investir para manter sempre o crescimento da economia constante; * aos empresários quando investir em recursos de produção, estoque, etc; * aos consumidores quando poupar e quando consumir.

b)- Se esses números se confirmarem, a economia estará em expansão pois o resultado será melhor que do ano anterior significando que o País produziu mais riquezas neste período mantendo assim a economia aquecida, trazendo confiança para que os empresários passam realizar mais investimentos gerando mais emprego e renda para o País.

2- O “X” representa o valor das exportações e o “M” representa o valor das importações senso que “(X-M)” no dão o valor liquido das exportações. Se as importações forem maiores que as exportações será ruim para a economia pois gerará um déficit na balança comercial da País (valor liquido negativo) podendo afetar negativamente o PIB, apontando uma desaceleração da economia, o que pode gerar

Relacionados