Atividade_Autodesenvolvimento_TEC_GESTAO

663 palavras 3 páginas
Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade 3.
Disciplina: Tecnologias de Gestão
NOME E RA

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

CIDADE, DATA.
INTRODUÇÃO

A aula-tema 3, refere-se à Terceirização abordando como são implantadas dentro de uma organização, por exemplo quais os benefícios ao utilizar este método, principais áreas terceirizadas, quais áreas podem ou não serem terceirizadas, etc.
Abaixo é dado um exemplo prático, indicando uma empresa e apontando qual a influência da terceirização, áreas aplicadas, vantagens e desvantagens.

DESENVOLVIMENTO

Terceirização é o processo no qual a empresa passa a delegar uma atividade interna para uma segunda empresa e esta é responsável pelo fornecimento de mão de obra qualificada / especializada.
As principais áreas terceirizadas são Vigilância, alimentação, limpeza e transporte. Atualmente outras áreas vêm apresentando crescimento neste método de trabalho, por exemplo, transporte e logística, design, desenvolvimento de sistemas, entre outras.
Para a organização principal está é uma ferramenta importante pois, não cria vinculo empregatício com o trabalhador terceirizado, utiliza-se de mão de obra especializada e recursos tecnológicos sem a necessidade de investimento extras, que são de responsabilidade da empresa contratada. Além disso, não precisa, necessariamente disponibilizar uma pessoa interna para cada área terceirizada, buscando otimizar tempo e amenizar as despesas que podem ser absorvidas neste processo.
Tomei por exemplo a empresa Benteler Componentes Automotivos, com unidade fabril na cidade de Campinas – SP. A multinacional alemã, conta com aproximadamente 4 mil colaboradores, somente nesta unidade, atua no segmento de auto peças e fornecendo para o setor automobilístico (montadoras de veículos).
A empresa utiliza do método de terceirização para os setores de Vigilância/Segurança, Transporte de funcionários (ônibus fretado), Alimentação, Transporte de cargas

Relacionados