Atividade antrópica em vespasiano

Páginas: 8 (1951 palavras) Publicado: 10 de abril de 2012
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Sistema de Gestão Ambiental

nome do(s) autor(es)
Daniel m. de Alvarenga

Atividade Antrópica e Impacto Ambiental em Vespasiano

Vespasiano - MG
2011

nome do(s) autor(es)
daniel m. de alvarenga

Atividade Antrópica e Impacto Ambiental em Vespasiano.

Trabalho apresentado a disciplina Sistemas de Gestão Ambiental da Universidade Norte doParaná - UNOPAR

Prof. Rosimeire Miodori Suzuki Rosa Lima

Vespasiano - MG
2011

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
REFERENCIAS 12

INTRODUção

A atividade de construção civil gera resíduos sólidos em grande quantidade, para tratar deste assunto de forma mais coerente, é preciso diferenciar lixo de resíduos sólidos – restos de alimentos, embalagens descartadas, objetossem utilidade que quando misturados de fato se tornam lixo e seu destino na melhor das hipóteses é o aterro sanitário.
A construção civil é uma atividade econômica essencial na sociedade moderna, e como toda atividade humana, acarreta impactos importantes quando não é exercida dentro de parâmetros legais vigentes.
A problemática dos resíduos de construção civil sempre esteve presente no Brasil,no entanto, nas ultimas duas décadas ela vem recebendo uma maior atenção devido à grande quantidade que é produzida e a sua destinação final.
Quando não é dada a a destinação final adequada aos resíduos de construção civil eles acabam sendo depositados, clandestinamente, em terrenos baldios, áreas de preservação permanente, vias e logradouros públicos.
Tais resíduos, quando depositadosirregularmente causam impactos, que muitas vezes podem prejudicar o meio ambiente e à qualidade de vida da população. Este estudo pretende apontar esses impactos e identificar formas de reduzi-los. Na incansável busca por matéria-prima para sua sobrevivência e para produção de bens, o homem, através de suas atividades, vem transformando as paisagens naturais, degradando o meio ambiente, gerando umaquantidade excessiva de resíduos.
A considerável geração de resíduos nas atividades de construção civil, reformas, ampliações e demolições e sua conseqüente destinação final, quando não realizadas em conformidade com a legislação vigente, podem resultar em impactos ambientais que muitas vezes são visíveis como: a degradação de áreas de preservação permanente, assoreamento de córregos e rios, obstruçãode vias e logradouros públicos, proliferação de vetores, queimadas entre outros, que tantos malefícios causam à população e ao meio ambiente.
Neste cenário, dentre as indústrias que degradam o meio ambiente, seja ele urbano ou natural, a indústria da construção civil destaca-se por ser responsável por números entre 20 e 50% do total de recursos naturais consumidos pela sociedade. (SANTOS, 2007)Porém não é só como consumidora de recursos naturais que a construção civil causa impacto ao meio ambiente, ela é considerada a principal geradora de resíduos na economia brasileira. Esta pesquisa pretende contribuir para a análise e discussão de questões básicas relacionadas aos impactos causados ao meio ambiente e à qualidade de vida da população vespasianense decorrente das deposiçõesirregulares de resíduos de construção civil e propor alternativas ao Poder Publico Local para minimização dessa questão.
Essas questões serão discutidas através da legislação local vigente, identificação das áreas com freqüentes deposições de entulhos, e, apresentar soluções para minimizar problemas encontrados.

DESEnVOLVIMENto
O município de Vespasiano está localizado na região metropolitana de BeloHorizonte, a área total do município é de 71,18 Km², sua população atual é de 101.527 hab./2010.
A economia do município esta orientada principalmente no setor de serviços, porem, há grande participação do setor de exploração mineral para produção de cimento e o setor de construção civil corresponde a uma fatia considerável da economia municipal.
A construção civil é o setor de produção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade antrópica
  • A influência das atividades antrópicas dos Recursos hídricos subterrâneo
  • VESPASIANO E TITO
  • cidade de Vespasiano
  • Ocupação antropica
  • Municipio vespasiano
  • Ocupação Antropica
  • Ocupação antropica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!