atividade 6 ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

Páginas: 7 (1579 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
Para a Companhia de Jesus, o ato de catequizar objetivava ensinar os índios a terem hábitos cristãos e a serem “bons cristãos”. Então, o indígena ao aprender a “ser” cristão, significava incorporaras concepções de trabalho do universo português.
A partir da afirmativa acima, analise as opções abaixo sobre o trabalho indígena à época da colonização portuguesa:

I.Os indígenas compactuavam da noção de que o trabalho gera produtividade e lucro.

II. Os indígenas não gostavam do trabalho por serem vadios ou preguiçosos.

III. Os indígenas concebiam o trabalho atrelado à noção de economia de subsistência.

IV. Os indígenas compactuavam da noção de que o trabalho gera empreendedorismo e visão de mercado global.



Marque a alternativa INCORRETA:Resposta Selecionada:
Correta c) I, II e IV
Resposta Correta:
Correta c) I, II e IV
Feedback da resposta:
Os índios apresentavam uma cultura incompatível com o trabalho intensivo regular e mais ainda compulsório, como pretendido pelos europeus. Desse modo, não poderiam ser denominados vadios ou preguiçosos, pois apresentavam outra concepção de trabalho. Os índios, a partir de suaspráticas culturais, não compactuavam da visão dos europeus, principalmente no que tange à noção de que o trabalho pode estar relacionado à noção de produtividade e lucro. A questão do trabalho intensivo era completamente adversa da cultura indígena, pois estes faziam trabalhos para garantia da própria subsistência. Fazia parte da cultura indígena o emprego de energia, criatividade e imaginação em rituais,celebrações e guerras.

Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
“Os povos indígenas tem um profundo respeito pela terra. Eles a consideram como uma “grande mãe”, que os alimenta e lhes dá a vida, porque é dela que tiram todas as coisas de que precisam para a sua sobrevivência física e cultural (...)”.
(MUNDURUKU, Daniel. Coisas de Índio. In: FUNARI, P. P.; PIÑÓN, A. A temática indígena na escola:subsídios para os professores. São Paulo: Contexto, 2012, p. 101).

Com base na afirmativa acima, analise as opções a seguir sobre a concepção de terra presente na cultura indígena no Brasil:

I. A terra é apenas um lugar a ser explorado economicamente.

II. A terra garante a continuidade da vida individual e coletiva.

III. Os indígenas sentem-se parte integrante da natureza e, portanto, daterra.

IV. Os indígenas apresentam uma visão sagrada da terra e, desse modo, por exemplo, as montanhas e os rios são concebidos como espíritos.

Assinale a alternativa INCORRETA:

Resposta Selecionada:
Correta a) I
Resposta Correta:
Correta a) I
Feedback da resposta:
As opções corretas são: A terra garante a continuidade da vida individual e coletiva; Os indígenas sentem-se parteintegrante da natureza e, portanto, da terra e Os indígenas apresentam uma visão sagrada da terra e, desse modo, por exemplo, as montanhas e os rios são concebidos como espíritos. A opção incorreta é: A terra é apenas um lugar a ser explorado economicamente.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Podem ser identificadas tentativas de domínio dos povos indígenas por parte dos colonizadores portugueses. Umadelas foi realizada pelos colonos com objetivo econômico e a outra foi efetivada por ordens religiosas com objetivo missionário, por meio do processo de catequização.

Julgue as opções a seguir que fazem referência às tentativas de domínio das ordens religiosas sobre os povos indígenas no início da colonização portuguesa no Brasil:



I. As ordens religiosas e, principalmente, os padresjesuítas não respeitavam a cultura indígena em seus modos de vida (hábitos, tradições e costumes provenientes de seus modos de viver) e objetivavam catequizá-los, por meio de práticas educadoras e, desse modo, produziram práticas denominadas de etnocídio (morte da cultura).

II. As ordens religiosas e, principalmente, os padres jesuítas não respeitavam a cultura indígena em seus modos de vida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unidade Web
  • ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
  • atividade 8 ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
  • atividade 5 ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
  • Atividade 2 ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
  • Antropologia e Cultura Brasileira. Atividade 4
  • atividade dissertativa antropologia e cultura brasileira
  • atividade 7 ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!