Atividade 2 Tecnologia Assistiva Para Limita O Motora Ou F Sica A

288 palavras 2 páginas
Digitando sem Teclado

Como foi proposto na atividade procurei desenvolver atividade tentando me colocar no lugar de uma pessoa portadora de deficiência com comprometimento motor, esta situação me proporcionou uma experiência humana de crescimento e amadurecimento emocional, só que difícil, pois se colocar no lugar do outro é sempre muito complicado. Nós podemos imaginar como são as dificuldades, os sentimentos de superação, as lutas diante das dificuldades, mas quem realmente sabe é quem passa por essa situação.
Nós que não apresentamos comprometimento motor, muitas vezes somos dependentes do hábito, pelo menos no meu caso ao sentar diante do computador a primeira reação é já ir digitando utilizando o teclado ou o mouse utilizando a função motora. Inicialmente digitei a frase “Amar é descobrir que a deficiência do próximo faz parte do perfeito mosaico humano". Douglas Américo utilizando o lápis com a boca, depois preso ao pulso com uma fita adesiva. No processo de execução da atividade encontrei um pouco de dificuldade, pois a mesma requer treino, concentração e prática. Mas posso afirmar que foi uma experiência extremamente válida e construtiva para o meu aprendizado pessoal e na minha prática docente no AEE.
Neste contexto podemos afirmar que o Teclado Virtual Livre configura-se como um importante instrumento de promoção da inclusão e seu uso deve ser estimulado desde o inicio da alfabetização. Uso este importante na busca por uma efetiva inclusão, autonomia e na superação das dificuldades funcionais impostas pela deficiência associada ao comprometimento da função motora. Cabe então ao profissional não somente ter o conhecimento das Tecnologias Assistivas existentes, mas saber utilizar como uma ferramenta, tendo também um olhar atento, estimular, intervir e promover situações de aprendizado de acordo com as particularidades e necessidades de cada um.

Relacionados

  • velhices envelhecimento ativo pdf
    109172 palavras | 437 páginas
  • Anais Febrace2010
    100685 palavras | 403 páginas
  • Resumo de expectativas da educação étnico-racial
    203807 palavras | 816 páginas
  • Apostilapedagogica2011
    285611 palavras | 1143 páginas