Atividade 2 (n3.2) - gop iii

1657 palavras 7 páginas
Pesquisa sobre os conceitos de TQM (Total Quality Management) e de TQEM (Total Quality Environmental Management).

No século XX (SANTOS, 2001), surgiu a preocupação com a qualidade do produto e essa preocupação iniciou-se com a produção automobilística em massa, partindo do Departamento de Controle de Qualidade para garantir que as peças produzidas fossem iguais. A responsabilidade da inspeção da qualidade era obrigação de um único funcionário, que deveria encontrar falhas produtivas nos produtos prontos e consequentemente tirando os defeitos daqueles que estavam capazes à venda.
A definição de TQM (Total Quality Management), segundo Garvin (2002) é uma melhoria das práticas de gestão da qualidade nas empresas no decorrer do tempo, e pode ser demonstrada por quatro práticas:
- inspeção da qualidade;
- controle da qualidade;
- garantia da qualidade;
- administração da qualidade total.
O aumento do volume de output do processo produtivo, próprio da produção em série, a inspeção total da qualidade não foi viável. consequentemente, a qualidade passou a ser abrangida através de controles estatísticos, para garantir a inspeção da qualidade do output por amostragem.
Com o crescimento das atividades produtivas ligadas as indústrias com altos riscos de produção e operação, como, a indústria bélica e a nuclear, muitas empresas foram forçadas a desenvolverem regras que garantissem a qualidade dos seus produtos (MARTINS e NASCIMENTO, 1998).
O TQM “Total Quality Management” é, segundo Garvin (2002) a conexão de todas as funções e métodos dentro de uma organização com a finalidade de atingir melhorias na qualidade de bens e serviços, e a meta é a satisfação dos clientes.
Um aspecto do TQM é melhorar continuamente o processo, em todos os aspectos do processo expandido e não somente dentro da organização, mas também externamente, principalmente com fornecedores, clientes, comunidade e acionistas entre outros. Uma vez que os clientes são o foco da qualidade

Relacionados