Atividade 1 Suelen Rigoni

489 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Polo: Congoinhas Disciplina: Introdução à Educação a Distância
Professores Formadores: Ms. Edinéia Aparecida Blum
Tutora on-line: Elisabeth Mendes Belo
Aluno: Suelen Francine Rigoni RA: 2202015034017
Atividade: 1 - Síntese da Origem e Desenv. EaD – Unidade: 1
Proposta da atividade:

Com base nos estudos já realizados, elabore uma síntese que contemple a origem e o desenvolvimento EaD, contendo os seguintes itens:
1) Conceitos de EaD; diferença entre as expressões “ensino a distância” e “educação a distância”; gerações de EaD e as tecnologias empregadas em cada uma delas. (valor 10,0)
2) Faça uma auto-análise e verifique quais as características positivas que você possui para estudar a distância e quais as barreiras que precisa superar para ter sucesso neste curso. (valor 10,0)
Mínimo de 10 linhas e no máximo 23 linhas.

No Brasil, a Educação a Distância (EaD) tem suas primeiras experiências registradas no fim do século XIX, pelos idos da década de 1850, quando, segundo Camila Marques, “agricultores e pecuaristas europeus aprendiam, por correspondência, como plantar ou qual a melhor forma de cuidar do rebanho”1.
Atualmente, são várias as instituições autorizadas a ofertar cursos de graduação e especialização. De acordo com a ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), também é grande o número de oferta de cursos livres e profissionalizantes, que não precisam de regulamentação.
O conceito de Educação a Distância no Brasil é definido oficialmente no Artigo 1º do Decreto nº 5.622 de 19/12/2005.2
A EaD é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente, havendo as trocas interativas. Já o ensino a distância é uma modalidade de EaD, na qual o foco está no professor que está ensinando algo, existindo pouca interação.
É possível

Relacionados

  • Oioi
    11124 palavras | 45 páginas
  • amanha
    56400 palavras | 226 páginas