Ativdade de Revisão para Governança Corporativa

1037 palavras 5 páginas
Atividade de Revisão para Avaliação Final
Algumas das perguntas abaixo estão com as respectivas respostas, outras não. Vocês deverão respondê-las de acordo com o capítulo 5 do livro. O material está na área do aluno. Essa atividade não substitui a leitura do material para avaliação. Ela trabalha apenas como um complemento ou uma orientação à leitura.

Questão 1)
Assista ao vídeo do Prof. Mário Sérgio Cortella sobre “Ética, Negócios e Vida” e discorra sobre: (este vídeo está no youtube)
1) Ética e moral são sinônimos? Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Ética, define como um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social.
2) Diferenças principais entre ética, aético e antiético.
ÉTICA - Conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social.
ANTIÉTICA - O que é contrário à ética, à determinada ética, diga-se.
AÉTICO - Onde ou em quem a ética falta. Que não se orienta por uma ética. Alheio a ela, que não a tem como orientadora de comportamento.
3) Cinismo, narcisismo, delinquência e violência.

Questão 2)
O que é o Conflito de Agência? ocorre quando o principal (acionista) delega a administração do negócio ao agente (gestor), que usa o poder para atingir objetivos próprios e não do todo.

Questão 3)
Quais são os quatro princípios/valores básicos da governança corporativa? Discorra sobre seus significados.

Fairness (equidade): consiste no tratamento justo a todos os acionistas, tanto na geração de riquezas como nos resultados das operações.
Disclosure (divulgação): na realidade este princípio é traduzido no desejo ou mesmo obrigação de divulgar as realizações da empresa aos clientes, fornecedores, acionistas e mercado, principalmente as

Relacionados