Ativ3 Econ Plaed ADM Patriciabenfica

1235 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOP
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂCIA – CEAD
Curso de Administração Pública
Disciplina: EAD365 - ECONOMIA BRASILEIRA

NOME: Patrícia Mendes Benfica
MATRÍCULA: 12.1.7849
PROFESSOR: Francisca Diana Ferreira Viana
PÓLO: Lagamar – MG

ATIVIDADE AVALIATIVA 03

LAGAMAR
MARÇO/2014

Questão 03. Com relação ao que foi estudado, procure listar os fatores principais que fazem com que o Brasil continue classificado entre os países com os piores níveis de distribuição de renda do mundo.

Segundo a ONU, conforme divulgado pela repórter Carolina Brígido, O Globo de 23 de julho de 2010, ocupamos a terceira pior posição mundial na distribuição de renda, ao lado do Equador e abaixo até de Uganda. Na América do Sul, perdemos para a Argentina, e também para o Chile e o Uruguai. A desigualdade social é muito maior no Brasil. Basta dizer que 50% dos quase 59 milhões de domicílios que possuímos não são atendidos por rede tratada de esgotos. O déficit habitacional está em torno de 12 milhões de moradias, equivalendo a praticamente 50 milhões de pessoas. O salário mínimo é baixíssimo em comparação com aqueles de países desenvolvidos. Por outro lado, o Brasil está entre as dez maiores economias do mundo com um Produto Interno Bruto anual de 2 trilhões de dólares. Em nosso país, tem sido usada outra estratégia de lidar com o problema da desigualdade que são as políticas sociais, os governos têm lançado, regularmente, programas sociais como a distribuição de alimentos ou a atribuição de uma renda mínima para as famílias mais pobres. Os dados mostram, porém, que a desigualdade tem se mantido praticamente inalterada desde os anos 1980, apesar da multiplicação dos programas específicos de ajuda aos mais pobres.
Para Bresser-Pereira (2007, p. 37)
[...] ainda que dados sobre a distribuição de renda, baseados em pesquisas do IBGE, indiquem alguma melhoria nesse setor, são dados equivocados porque

Relacionados