Ativ1teoriaadm

827 palavras 4 páginas
1 - Defina o que são organizações privadas, organizações de terceiro setor e organizações públicas. Dê ao menos um exemplo de cada uma.

Organizações privadas – Visam obter lucro, além de aumentar seus lucros, também atender às necessidades de diversos públicos de interesse, tais como os: clientes, fornecedores, comunidade, governo, funcionários e outros com os quais mantenham relacionamentos diretos ou indiretos. Ex.: Supermercados Comper.

Organizações públicas – procuram resolver os anseios da sociedade. Ex.: Santa casa

Terceiro Setor – conjunto de organizações e iniciativas privadas que visam à produção de bens e serviços públicos. Este é o sentido positivo da expressão.
“Bens e servi- ços públicos”, nesse caso, implicam uma dupla qualificação: não geram lucros e respondem a necessidades coletivas. Ex. WWF

2 - Diferencie o conceito de eficiência e eficácia, explicando suas principais discrepâncias. Eficiência é a capacidade de “fazer as coisas direito”, é um conceito matemático. É a relação entre entrada e saída (input e output). Um administrador eficiente é aquele que consegue maior produtividade ou desempenho em relação à quantidade de insumos
(mão de obra, material, dinheiro, máquinas e tempo) utilizados para a sua consecução. Para Maximiano (2006a), eficiência é a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos. Em outras palavras, significa usar menor quantidade de recursos para produzir mais.
Já a eficácia consiste na capacidade de “fazer as coisas certas” ou de conseguir resultados. Isto inclui a escolha dos objetivos mais adequados e os melhores meios de alcançá-los (MEGGINSON et al.,
1998). Para Maximiano (2006a), eficácia é a palavra usada para indicar que a organização está realizando seus objetivos. Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos, maior a eficácia organizacional.
Assim, por exemplo, uma empresa pode desenvolver um produto de forma eficiente, utilizando os

Relacionados