Ativ Individual Matemática Financeira _FGV online

648 palavras 3 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: 2
Atividade: Atividade Individual
Título: Juros Simples e Compostos – A transformação do valor do dinheiro no tempo
Aluno: Carlos
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:
Introdução

O custo do dinheiro ao longo do tempo, ou juros, é uma forma de renda cobrada a partir da concessão do uso de um determinado valor, por um período de tempo. Quando é feito um empréstimo do dinheiro, este deve retornar à fonte corrigido, ou seja, valendo a mesma quantia do momento do empréstimo. Existem duas formas de cobrança de juros, chamadas juros simples e juros compostos.

Justificativa

Ao longo do tempo, notamos que o dinheiro sofre uma transformação. Ele pode valer mais ou menos conforme a situação econômica da região. Normalmente, o governo atua diretamente sobre o valor do dinheiro, por exemplo, aumentando ou reduzindo a taxa básica de juros, a fim de acelerar ou frear o crescimento de uma nação. Aumentar a taxa de juros significa reduzir o poder de compra do dinheiro e o inverso ocorre se a taxa é reduzida.
Desta forma, quando precisamos de uma quantia de dinheiro que não dispomos em um determinado momento, podemos obter um empréstimo a partir do pagamento de um valor percentual sobre o valor solicitado, de forma linear ou exponencial.

Desenvolvimento

A cobrança dos juros simples, ou seja, linear, ocorre quando a taxa de juros não considera que o saldo da dívida aumenta ou diminui conforme o passar do tempo. É uma taxa fixa, determinada no momento que é feita a dívida e cobrada durante todo o período em que a dívida é quitada. A aplicação dos juros simples, sem correção periódica, poderia ocorrer quando a taxa de juros básica seja igual a zero. Acredito que seria muito útil para planejamentos a longo prazo, onde teríamos certeza do valor pagamento de uma prestação por um determinado período de tempo. Porém, se a inflação é presente, com o passar do tempo o poder de compra de uma quantia de dinheiro é

Relacionados