Ativ 9607

1357 palavras 6 páginas
Disciplina: Organização da Educação Brasileira e Políticas Públicas
Nome do aluno- Adriana das neves: RGM-053.3782
Curso- Pedagogia: 7 semestre Centro universitário da grande Dourados -Unigran
Professora: Vera Fátima Corsino de Almeida
ATIVIDADE 1:
1.Desde a chegada dos jesuítas até nossos dias a educação no Brasil passou por várias mudanças. Cite o fato ou os fatos ocorridos que marcaram cada época:

A) 1759 - Marquês de Pombal expulsa os jesuítas, o ensino brasileiro passa por uma reformas visando interesses políticos do Império Português mas o primeiro projeto educacional não vingou nas terras Brasileiras, nesse período o ensino é fragmentado com aulas régias de humanidades, ciências e primeiras letras.

B) 1808 – Com a vinda de D. João VI para o Brasil o ensino público sofreu novas reformas, criou-se a Academia de Marinha, fundou-se na Bahia e no Rio de Janeiro, cursos de Cirurgia e Medicina.

C) 1810 - criou-se a Academia Militar, para atender as necessidades de médicos e cirurgiões para o exército.

D) 1854 - Os estudos secundários foram ampliados para base das especializações técnicas. O Colégio de Pedro II dividiu os cursos em 1ª e 2ª classes, os primeiros teriam a missão de fornecer a cultura geral básica para as especializações técnicas, aos segundos a tarefa de preparar os alunos para o ingresso nas Academias.

E) 1891- A Constituição modificou pouca coisa no que se refere as atribuições do governo central e dos governos locais adotados no império.

F) 1930- Com a Revolução de 1930 o governo central passa atuar com mais empenho no país, é criado o Ministério da Educação e Saúde Pública.
G) 1931 - Criação do Conselho Nacional de Educação, com a finalidade de assessorar o ministério.

H) 1934- A Constituição de 1934 trouxe um capítulo “Da educação e cultura”, contendo idéias dos educadores da Associação Brasileira de Educação, defendendo a autonomia dos estados na organização e administração do ensino, atribuindo à União o papel de

Relacionados

  • amanha
    56400 palavras | 226 páginas