Ativ 9262

478 palavras 2 páginas
Atividades das aulas 1 e 2

1. Discorra com suas palavras as principais teorias que compõem a Teoria Geral da Administração.

R: Dentre as principais teorias que compõem a TGA podemos citar:
-Teorias Clássicas e Científicas: surgiram para suprir as necessidades das indústrias que despontavam em meio à Revolução Industrial; se preocupavam diretamente com a área de produção simplificando as tarefas e ao mesmo tempo tornar o trabalho mais eficiente em menor tempo e menor custo. Também voltada para o papel do administrador dentro da empresa: como planejar, organizar, dirigir. Como principais nomes dessa escola podemos citar: Frederick Taylor, Henry Ford, Henri Fayol e Max Weber.
-Teoria das Relações Humanas: podemos dizer que foi uma contrapartida às teorias clássicas e científicas onde o ser humano era tratado como máquina. A teoria das relações humanas é voltada para o ser humano como pessoa e suas relações com os demais funcionários que compõem a organização.
-Teoria Burocrática: essa escola se preocupa em detalhar a função de cada membro da empresa determinando como as coisas deveriam acontecer. Permite ao administrador estabelecer normas, delegar responsabilidades, padronizar atividades e métodos de trabalho. Principal nome dessa escola foi Max Weber.
-Teoria dos Sistemas: tentativa de junção das teorias anteriores; enxergava a organização como um conjunto de partes que dependiam uma das outras e interagiam entre si para alcançar os objetivos.
-Teoria Contingencial: na teoria contingencial não há nada de absoluto nas organizações; tudo é relativo e tudo depende. É preciso levar em consideração o tempo, a estrutura, a realidade, valores e o ambiente organizacional para se chegar ao resultado proposto. De um modo geral podemos dizer que o ambiente molda as organizações.

2. Sobre o modelo de gestão da teoria científica da administração responda:

a) Quais eram os seus métodos racionais de trabalho?

R: -Padronizar as máquinas e ferramentas em tamanhos,

Relacionados