Ativ 3e4 Sistema

293 palavras 2 páginas
Atividade II (aulas 3 e 4)

1) A agricultura sofre periodicamente frustrações de safras devido a ocorrências climáticas como veranicos em períodos críticos para as culturas. Explique como a adoção de determinada tecnologia, como o SPD, pode contribuir para maior estabilidade da produção agrícola?
R: A prática do SPD é, sem dúvida nenhuma, uma das melhores formas de contribuição para a obtenção de boas colheitas em regiões de ocorrência frequentes de veranicos. No SPD o solo é mantido coberto, o que resulta em menores temperaturas máximas e amplitudes térmicas do solo. Valores extremos de temperatura são prejudiciais para as plantas, principalmente nas fazes de emergência, desenvolvimento inicial, entre outros. Nesse sistema também há um maior aproveitamento da água da chuva por infiltração no solo e menor erosão. A perda da água do solo por evaporação é menor e consequentemente há uma maior disponibilidade desta para o ciclo hidrológico das plantas.

2) Em sua opinião, a estratégia de cultivar diferentes espécies em um mesmo local e período do ano, por meio do uso de consórcios, com diferentes propósitos, tem potencial para adoção nas várias situações de sistemas agrícolas no Brasil?
Considere os sistemas agropecuários predominantes em sua região de residência, ou trabalho, para refletir quanto ao uso desta prática.
R: Na região de Rio Brilhante, MS, o consórcio milho safrinha com Brachiaria ruziziensis é uma técnica que tem sido largamente difundida. Nesse sistema o uso da forrageira tem dupla finalidade: a formação da palhada para manutenção da cobertura do solo e também a sua utilização como pastagem para o gado antes de ser dessecada para a implantação da cultura subsequente. Os benefícios com a utilização do sistema de integração lavoura-pecuária são vários, podendo ser adotado pelo agricultor desde que seguidas as recomendações técnicas.

Relacionados

  • Tgp resumo
    3108 palavras | 13 páginas