ativ 16087

932 palavras 4 páginas
Nome. Vanuzia Batista Avelar RGM. 0538371

Atividade 2015/II
ATIVIDADE 1 - Aulas 1 e 4
1- Complete os espaços:
Observe o desenho ao lado: é uma linha na horizontal e outra na vertical, formando uma “cruz” – e, em suas pontas estão números.
Se usássemos essa imagem como “Rosa dos Rumos”, com os Pontos Cardeais o: (0,05/4)
1, seria o: Sul
2, seria o: Oeste
3, seria o: Norte
4, seria o: Leste

2- Agora marque com UM X a alternativa em que a resposta colocada, no exercício anterior, sobre os Pontos Cardeais, estejam na mesma ordem : (0,1)

a- N; S; L; O. b- S; L; O; N. c- N; L; O; N.
X d- S; O; N; L.

3- Para a localização e orientação na Terra, foram criadas as Linhas Imaginárias: (0,1/2) a- As linhas, no sentido Vertical são chamadas Meridianos . b- As linhas no sentido Horizontal são Paralelos .
4- Dos paralelos, 5 são nomeadas – coloque o nome delas NA ORDEM – de baixo para cima: (0,1 Tropico de capricórnio, Equador,Tropico de câncer, Circulo polar ártico, e pólo norte.
5- A Terra é dividida em 4 hemisférios – a Austrália está nos hemisférios Leste e Sul (0,1/2)
6- A AntártiDa está nos Hemisférios: Sul; Leste; Oeste. (0,1/3)
7- A Terra, no espaço sideral, possui muitos movimentos, mas desses, apenas 2 nos influenciam sobremaneira. Observe abaixo as imagens e coloque no espaço adequado o nome do Movimento: (0,1/2)

Movimento de: translação
Movimento de: Rotação http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/movimentos-da-terra-rotacao-translacao-e-estacoes-do-ano.htm 8- Nós moramos no Planeta Terra e, somos tão minúsculos que não percebemos alguns eventos que acontecem e que se relacionam com a sua forma e movimento. Tendo isso em vista, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira: (0,02/10)
1- Forma arredondada da Terra
2- Movimento de Rotação
3- Movimento de Translação
4- Inclinação do Eixo terrestre

( 4 )- Estações do Ano. 3 )- Diferença das estações do ano, entre o HN e HS.
( 1 )- Quente na região

Relacionados