ativ 15486

838 palavras 4 páginas
ATIVIDADES DAS AULAS 1, 2, 3 e 4

ATIVIDADE DA AULA 01

Por que dizemos que a filosofia dos pré-socráticos constitui um ponto de inflexão fundamental na história do pensamento humano, pois representa um claro golpe dirigido às posições mitológicas na medida em que busca fundamentar uma nova concepção do mundo mediante a investigação da natureza? Comente. (mínimo de 8 linhas)

A filosofia dos pré-socráticos e Heráclito se constitui pela afirmação do preceito do dever que encontra na representação do fogo, sua manifestação sensível. E a depreciação do trabalho produtivo, na época dos filósofos pré-socráticos, é expressão de um sistema socioeconômico fundado no trabalho escravo, em que ainda não é posta a necessidade fundamental da recorrência ao sistema de máquinas e engrenagens para desenvolver as forças produtivas. Isso implica que as grandes descobertas, no âmbito da investigação filosófica da natureza (Physis), não tiveram plena influência sobre o universo das técnicas de produção como na sociedade capitalista, Quando Tales de Mileto afirma a água como princípio fundante do ser, ele está fazendo uma afirmação filosófica, porque a água aparece como preceito primordial de todas as coisas, em que a água está contida em todas as coisas e em todas as coisas está contida a água.

ATIVIDADE DA AULA 02

Sócrates representa um marco importante da história da filosofia e que se preocupava, dentre outras coisas, com o conhecimento sobre as coisas, dialogando o tempo todo com seus interlocutores. De acordo com os estudos realizados em aula, desenvolva uma reflexão sobre a frase acima. (mínimo de 8 linhas)

Sócrates era um mendigo, ele passava por necessidades, ate que um dia ele começou a observar através da escuta, quando uma pessoa conversava, argumentava ou discutia Sócrates absorvia aquilo e foi construindo seu próprio conhecimento, daí em diante Sócrates começou a questionar ao sofistas, por que os sofistas achavam que sabiam de muita coisa , mas na verdade não

Relacionados

  • Ativ 15486
    285 palavras | 2 páginas
  • Ativ 15486
    579 palavras | 3 páginas
  • Ativ 15486 1
    861 palavras | 4 páginas
  • revestimentos
    102855 palavras | 412 páginas