Ativ 13080 Respondida

334 palavras 2 páginas
Comportamento do Consumidor

Atividade da Aula 5

1. Em sua opinião, qual a importância de estudar o comportamento do consumidor para as organizações? (mínimo 4 linhas) (0.35)
R: É importante porque permite a você focar melhor os seus esforços onde realmente precisa, obtendo os resultados almejados. Compreendendo o comportamento do consumidor, o seu negócio vai oferecer a ele os melhores produtos e serviços. Melhores resultados em produtos e serviços resultam em mais vendas e, portanto, mais lucro.
2. Explique com suas palavras:
a) Fatores pessoais (0.3)
R: Entre os fatores mais influentes no comportamento de compra estão: idade, ciclo de vida, ocupação, situação, economia e estilo de vida. As pessoas, ao longo da vida, além das mudanças de hábito e novas expectativas adquiridas com a maturidade, passam a comprar diversos produtos, como roupas, remédios, serviços, como lazer, de acordo com a idade, o ciclo de vida familiar e estágios psicológicos.

b) Fatores Psicológicos (0.3)
R: O entendimento do comportamento humano se faz através do diagnóstico de suas necessidades, visto que todo o processo de tomada de decisão baseia-se na percepção das necessidades satisfeitas. As necessidades psicológicas surgem de estados de tensão psicológicas, como necessidade de reconhecimento, valor de integração. Uma necessidade passa a ser um motivo quando alcança um determinado nível de intensidade, já que esse motivo é suficientemente importante para levar a pessoa a agir influenciada pela percepção que ela tem da situação. Esse fator ainda pode ser dividido em 4 pontos. A motivação, a percepção, aprendizagem, e crença.

3. Os profissionais de marketing precisam identificar quem é o responsável pela decisão de compra, os tipos de decisão e os passos no processo de compra. Cite os cinco papeis que as pessoas decidem na compra. (0.3)

R: a) Iniciador: pessoa que sugere comprar um produto novo. b) Influenciador: pessoa que influencia na compra. c) Decisor: pessoa

Relacionados