ATITUDE FILOSÓFICA

Páginas: 6 (1391 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
UNIFACS- UNIVERSIDADE SALVADOR
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO- EAD
VICTOR PONTES
FILOSOFIA
Salvador
2014
Atitude filosófica é uma atitude crítica e criativa frente à realidade posta pelo mundo. Ninguém pode viver sem se adaptar constantemente às condições do seu mundo e estas exigências de sobrevivência tendem, naturalmente a sobrepor-se a todas as outras preocupações. 
Como um milho de pipocaendurecido, o ser humano antes de encarar a atitude filosófica ficaria fechado em seu mundo, sem se questionar e sem questionar o tudo ao redor, ao encarar a primeira característica da atitude filosófica que é a negativa, questionar o senso comum, os conceito, pré-conceitos, julgamentos, fatos e ideias da experiência cotidiana, o que “todo mundo diz e pensa”, o estabelecido, começaria o processo de“esquentar o milho na panela”.
A segunda característica da atitude filosófica é positiva, um questionamento sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, e o próprio ser. É também uma interrogação sobre o porquê disso tudo e de nós, e uma interrogação sobre como tudo isso é assim e não de outra maneira. O que é? Por que é? Como é? Essas sãoas indagações fundamentais da atitude filosófica.
E com esse comportamento finalizaríamos a metáfora do milho/pipoca, assim como a pipoca floresce, o individuo estaria aberto ao pensamento critico.
Segundo Marilena Chauí, a palavra ideologia foi criada pelo filósofo francês Destutt de Tracy e queria dizer ciência das ideias, compreendendo o estudo da origem e do desenvolvimento das ideias. Emseguida passou a designar as ideias e propostas de grupos sociais e políticos (ideologia burguesia, ideologia liberal, ideologia de esquerda etc.) Somente com Karl Marx a palavra Ideologia passou a significar os sistemas de ideias que elaboram uma compreensão da realidade para ocultar ou dissimular o domínio de um grupo social sobre o outro.
Ainda segundo Chauí a ideologia tem algumascaracterísticas como anterioridade, que é a ideologia que trabalha com um conjunto de ideias, normas e valores já pré-estabelecidos com o objetivo de fixar o modo de pensar, sentir e agir de cada pessoa e generalização que é a ideologia torna” geral” características que são referentes a um determinado grupo e passa a valer como norma para todos.
A superação destes aspectos exigiria quebrar a rigidez das“verdades indiscutíveis” vindas não se sabe bem de onde.
A fim de que possamos superar o senso comum, devemos desenvolver o bom senso que é o define a capacidade temos de nos adequar a regras e costumes em determinados momentos, para poder fazer bons julgamentos e escolhas que não nos limitem em função de valores pré-estabelecidos.
As definições de Moral e Ética, que embora sejam diferentes, são comfrequência usados como sinônimos de conjunto de princípios ou padrões de conduta.
A palavra Moral vem do latim mos ou moris, que significa “maneira de se comportar regulada pelo uso”; Ética vem do grego ethos, que tem o mesmo significado de “caráter”, “costume”.
A Moral então, é o conjunto de regras que determina como deve ser o comportamento dos indivíduos do grupo, as normas morais sãoportanto regras de convivência social porque nos dizem o que devemos ou não fazer e como fazer. Essas regras são de livre aceitação pelo indivíduo. Isto significa dizer que a Moral é um fenômeno individual, algo só é considerado moral ou imoral segundo um determinado código moral, sendo que este é diferente de indivíduo para indivíduo. Este código também evolui ao longo do tempo e difere no espaço, assimcomo as próprias sociedades e os costumes. Há morais específicas, também, em grupos sociais mais restritos: uma religião, um partido político...
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ética é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atitude filosofica
  • A atitude filosófica
  • Atitude filosófica
  • ATITUDE FILOSÓFICA
  • Atitude filosófica
  • Atitude filosófica
  • Atitude filosófica
  • Atitudes filosófica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!