Atitude Blasé de George Simmel

Páginas: 2 (359 palavras) Publicado: 22 de junho de 2013
A “Atitude Blasé” de George Simmel se caracteriza principalmente na impessoalidade do homem urbano em diversas situações. Muitas das vezes, essa impessoalidade, quase o equivalente a indiferença, évista negativamente como descaso, porém essa característica não é de todo ruim.
A atitude Blasé segundo Simmel (p.35):
 É a incapacidade de reagir a novos estímulos com as energias adequadas (...)que associada à economia monetária, a essência da atitude blasé encontra-se na indiferença perante as distinções entre as coisas (...) não são percepcionadas como significantes.

O intenso estímulodas atividades urbanas gera, de acordo com Simmel, um embotamento dos sentidos, ou seja, o alto ritmo das atividades urbanas tira o reflexo da personalidade do indivíduo. Assim, a vida urbanizadaobriga de certa forma os indivíduos a tornarem-se mais objetivos, calculistas, impessoais e distantes uns dos outros.
A atitude blasé resulta em primeiro lugar dos estímulos contrastantes que, em rápidasmudanças e compressão concentrada, são impostos aos nervos. Disto também parece originalmente jorrar a intensificação da intelectualidade metropolitana. (...) Uma vida em perseguição desregrada aoprazer torna uma pessoa blasé porque agita os nervos até seu ponto de mais forte reatividade por um tempo tão longo que eles finalmente param de reagir. (...) Surge assim a incapacidade de reagir a novassensações com a energia apropriada. Isto constitui aquela atitude blasé que, na verdade, toda criança metropolitana demonstra quando comparada com crianças de meios mais tranquilos e menos sujeitos amudanças. (1987, p.16)

A vida numa metrópole propicia uma série de vantagens. Uma das mais importantes certamente é o encurtamento das distâncias. Com o mundo cada vez mais globalizado fica cadavez mais fácil estabelecer um maior numero de laços sociais em diversas partes do mundo, trazendo uma maior liberdade para o homem, o libertando de seus laços estreitos apenas de uma determinada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Georg Simmel atitude blasé
  • Resumo Antropologia urbana Ternura e atitude blasé na Lisboa de Pessoa e na Metrópole de Simmel
  • George Simmel
  • George simmel
  • George simmel
  • George simmel
  • George simmel e a filosofia do dinheiro
  • George simmel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!