Ati His6 Uni2

806 palavras 4 páginas
Sugestão de Atividades – História
6º ano – Unidade 2
1. Leia atentamente:
“Como o Homo erectus teria chegado, proveniente da Ásia ou da África, à América do Sul? Há muito que se imagina que a entrada de espécies, entre as quais os dos ancestrais do homem moderno, no continente americano tenha-se dado pelo estreito de Bering, local onde quase se encontram Ásia e América do Norte e que, nos períodos de glaciação, une pelo gelo os dois continentes.”
FUNARI, Pedro Paulo Abreu; NOELLI, Francisco Silva. Pré-História do Brasil: São Paulo: Contexto, 2002.

Agora responda:
a) Como os pesquisadores chegaram à conclusão de que o homem primitivo teria chegado às terras americanas pelo Estreito de Bering?
b) O que são os períodos de glaciação?
c) Qual a outra rota que pode ter sido usada pelo homem primitivo para chegar à América?
2. Realize uma pesquisa sobre os sambaquis que contemple os seguintes aspectos:
a) cinco sítios arqueológicos de sambaquis.
b) Vestígios encontrados nesses sambaquis e a data que foram descobertos.
c) Faça uma ilustração do sambaqui que você mais gostou.
Leia o texto para responder as questões 3 e 4.
“Uma nova análise do fóssil humano mais antigo do México está ajudando a confirmar a hipótese de que os primeiros americanos eram mais parecidos com os aborígenes da Austrália do que com os índios atuais. E, ao mesmo tempo, causando um racha entre os cientistas sobre a rota que esses pioneiros usaram para migrar até a América. A pesquisadora Silvia Gonzáles, que estudou o crânio mexicano, afirma que eles vieram da Austrália. O fóssil em questão é um crânio conhecido como Mulher de Penión, desenterrado no deserto da Baixa Califórnia. Com 12,7 mil anos, Pénion é estatisticamente contemporânea de outro fóssil feminino ilustre: Luzia, de cerca de 12 mil anos, desenterrada numa gruta em Lagoa Santa (MG).
As datações fazem de ambas os esqueletos humanos mais antigos já descobertos nas Américas. Examinando o crânio de Luzia e de outros esqueletos antigos de

Relacionados