aterros

Páginas: 26 (6443 palavras) Publicado: 15 de abril de 2014
ATERROS SOBRE SOLOS MOLES

1 - O PROBLEMA:

A construção de aterros sobre solos moles consiste, ainda, em um grande problema para a Engenharia, apresentando-se de forma onerosa e nem sempre eficaz. Muitas vezes se tenta desviar a obra para evitar o inconveniente sabido porém que se defronta com o aumento de custo e prazo daí tem-se que pensar e ponderar, e então aterrar. (sugestão)Muitasvezes a obra é desviada para evitar o inconveniente, porém há o surgimento de outro , qual seja, o aumento de custos e prazo da obra. Necessário se faz ponderar, demasiadamente, para então optar pelo aterramento.

2 - RUPTURA DA BASE E RECALQUES EM EXCESSO:

Estes fatores devem ser analisados, impreterivelmente, na concepção de um aterro sobre solo mole.
A ruptura da base consiste nodeslizamento de uma porção de solo de fundação e/ou do aterro onde se observa a elevação da fundação. Normalmente esta ruptura ocorre de maneira cilíndrica (raio) e é exaustivamente estudada em estabilidade de maciços (Método de Fellenius).
O problema poderia ser analisado por considerações de capacidade de carga e da teoria de elasticidade dos solos.
No que se refere a recalques excessivos, devemser cuidadosamente estudados tanto os recalques totais e diferenciais, como o tempo e a velocidade destes .
Os recalques diferenciais, sem nenhuma uniformidade de um ponto para outro, resultam em tensões adicionais que podem exceder as tensões de projeto, promovendo a ruptura do aterro. Em alguns casos estas rupturas podem ser muito perigosas além de onerosas.
No que se refere a tempo evelocidade, é necessário e muito importante que estes ocorram durante a execução do aterro, evitando, portanto, que ocorram em grande proporção após o carregamento a que se destina o aterro ( estruturas, etc..). Por este motivo se faz necessária a aceleração dos recalques por intermédio de técnicas, tais como sobrecargas e drenos verticais de areia.
Tais aspectos, ruptura de base e recalquesexcessivos, são interligados em qualquer solução adotada, pois a resistência do solo é função de seu adensamento. Adiante serão citados estudos mais detalhados sobre os recalques em aterros sobre solos moles.

3 - ESCOLHA DA SOLUÇÃO:

Na escolha da solução ou das soluções em conjunto determinadas à execução de aterros sobre solo mole, devem ser considerados os seguintes fatores:



3.1 - DIMENSÃODO ATERRO:

Este elemento afeta diretamente a solução a ser escolhida, pois quanto maior o aterro, maiores são as tensões desenvolvidas e, por conseqüência, maiores serão os recalques e, quanto mais largo, maior será o bulbo de pressão no subsolo.

3.2 - CARACTERÍSTICA DO MATERIAL DE FUNDAÇÃO:

Neste caso em particular, primeiro executa-se o processo de sondagem onde, até atingir camadasmais rijas determinam-se as diferentes camadas do solo, delimitando verticalmente e horizontalmente a camada de solo fraco. O próximo passo consiste em colher amostras indeformáveis, para a execução de teste em laboratório, onde se objetiva determinar as características de resistência e compressibilidade. Ainda se verifica a necessidade de realizar teste “in sito”, no caso de argilas sensíveis,onde os testes de laboratório serão afetados pelo amolgamento das amostras coletadas, normalmente ocasionado pela penetração do amostrador e talhagem dos corpos de prova. Estes exames detalhados são de extrema importância, para que não se construa aterros inseguros ou anti-econômicos dependendo do coeficiente de segurança adotado. A determinação do peso específico do material e também do nível dolençol freático pode interferir na solução a ser escolhida. É importante citar, que qualquer custo relacionado à investigação prévia do subsolo é na grande maioria dos casos muito menor do que os custo de re-trabalho na execução da obra seja por ruptura da base ou por recalques excessivos.

3.3 - MATERIAIS DISPONÍVEIS

É muito importante saber quais materiais disponíveis, próximo ao local do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aterro
  • aterro
  • Aterro
  • Aterro
  • Aterro
  • Aterro
  • Aterro
  • aterro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!