Aterros Sanitários Por Joao Ardoino

727 palavras 3 páginas
Aterros Sanitários Para onde vai o seu lixo depois que você o joga na lixeira? Pouca gente pensa sobre o assunto, mas tudo que consumimos, desde uma garrafa de água até o pneu do carro, vira lixo em algum momento e segue por um destino que muitas vezes não é sustentável, podemos pensar que a lixeira é o fim de tudo, mas pelo contrário é só o começo. Existem 3 tipos de aterros:
Aterro a céu aberto (lixão)
Aterro controlado (Antigo lixão)
Aterro Sanitário (Aterro planejado)
Lixão:

Aterro controlado:

Aterro Sanitário:

Somente no Brasil são produzidos cerca de 240 mil toneladas de lixo todos os dias, sendo que apenas 2% de tudo isso segue para reciclagem. O resultado é uma enorme quantidade de resíduos que precisa de uma nova destinação após sua vida útil.
Como é construído um aterro? Basicamente escolhe-se um terreno grande e vazio aonde o lixo vai sendo acumulado em camadas. Mas esse processo é muito mais complicado do que parece. A primeira - e principal - dificuldade é selecionar o local do aterro. É preciso apresentar um estudo de impacto ambiental e obter licenças para instalar e operar o depósito de lixo - já no projeto de instalação, os operadores do aterro precisam deixar claro, por exemplo, como ele será fechado, depois de pelo menos dez anos. Há até uma audiência pública para ouvir as pessoas que moram nos arredores do terreno escolhido. Esse processo demora anos. Aí começa, de fato, a construção do aterro. A maioria dos aterros é municipal, mas a operação fica por conta de empresas concessionárias, que geralmente são as mesmas responsáveis pela coleta de lixo na cidade. Lixo industrial e hospitalar é depositado em aterros específicos, ou incinerado. Como um aterro pode chegar a 100 metros de altura, sua construção começa com um grande buraco, mas antes disso o solo é perfurado para verificar se não é arenoso demais. Depois, o solo será compactado para receber uma manta de PCV de alta densidade por baixo

Relacionados

  • PEREIRA 2008
    44725 palavras | 179 páginas