Aterro sanitário

Páginas: 9 (2053 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
ATERRO SANITÁRIO

INTRODUÇÃO
Os resíduos sólidos gerados pelas diversas atividades do ser humano, constituem hoje, um dos mais sérios problemas para as administrações municipais e empresariais do país.
A escassez de empreendimentos para a disposição final adequada, associada aos elevados custos de transporte e tratamento, reduzem as alternativas e muitas vezes, inviabilizam economicamente adisposição final de resíduos sólidos, sejam eles industriais ou domiciliares.
Tradicionalmente, os aterros sanitários têm sido o destino mais comum dos resíduos. Tal preferência deriva da lei do menor esforço, porque evita a busca de meios administrativos e de tecnologias de reaproveitamento, reciclagem e de beneficiamento.
Nos últimos anos, surgiram variadas tecnologias visando desviar osresíduos dos aterros. O argumento que sustenta a pesquisa nesta direção, baseia-se na falta de espaço para novos aterros e no desperdício de material inerente à aterragem indiscriminada.
A gestão correta de resíduos pode ser induzida por legislação e por procedimentos administrativos voluntários. No entanto, a legislação é por natureza, genérica. Ela requer regulamentações locais para surtir os efeitosdesejados. Os aterros são implantados obedecendo à instrução dos órgãos da Administração Pública e são fiscalizados por eles.

DEFINIÇÃO
O aterro sanitário é uma obra de engenharia projetada sob critérios técnicos, cuja finalidade é garantir a disposição dos resíduos sólidos urbanos sem causar danos à saúde pública e ao meio ambiente.
É considerado uma das técnicas mais eficientes e seguras dedestinação de resíduos sólidos, pois permite um controle eficiente e seguro do processo e quase sempre apresenta a melhor relação custo-benefício. Pode receber e acomodar vários tipos de resíduos, em diferentes quantidades, e é adaptável a qualquer tipo de comunidade, independentemente do tamanho.
Preferencialmente deve possuir uma vida útil superior a 10 anos, prevendo-se ainda o seumonitoramento por alguns anos após o seu fechamento. No processo de decomposição dos resíduos sólidos, ocorre a liberação de gases e líquidos (chorume) muito poluentes, o que leva um projeto de aterro sanitário a exigir cuidados como impermeabilização do solo, implantação de sistemas de drenagem eficazes, entre outros, evitando uma possível contaminação da água, do solo e do ar.

PLANEJAMENTO

NORMASTÉCNICAS
Todo projeto de aterro sanitário deve ser elaborado segundo as normas preconizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). No caso dos aterros sanitários Classe II2, a norma a ser seguida é a de número NBR 8419/1984 e NB 843/1983, que descreve as diretrizes técnicas dos elementos essenciais aos projetos de aterros, tais como impermeabilização da base e impermeabilizaçãosuperior, monitoramento ambiental e geotécnico, sistema de drenagem de lixiviados e de gases, exigência de células especiais para resíduos de serviços de saúde, apresentação do manual de operação do aterro e definição de qual será o uso futuro da área do aterro após o encerramento das atividades.
De acordo à Norma NBR 8419/1984, o projeto de um aterro sanitário deve ser obrigatoriamente constituídodas seguintes partes: memorial descritivo, memorial técnico, apresentação da estimativa de custos e do cronograma, plantas e desenhos técnicos.
Assim como os aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos têm normas específicas, outros tipos de aterros, como os de resíduos perigosos, também devem ser elaborados seguindo os princípios técnicos estabelecidos pelas normas descritas a seguir:Apresentação de projetos de aterros de resíduos industriais perigosos – Procedimento – NBR 8418/1983 e NB 842/1983;
Apresentação de projetos de aterros de resíduos perigosos – Critérios para projeto, construção e operação – NBR 10157/1987 e NB 1025/1987;
Apresentação de projetos de aterros de resíduos não perigosos – Critérios para projeto, implantação e operação – Procedimento – NBR 13896....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aterro sanitário
  • Aterro Sanitário
  • Aterro sanitario
  • aterro sanitario
  • ATERRO SANITARIO
  • Aterro sanitário
  • aterro sanitario
  • Aterros Sanitarios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!