Aterro Sanitário de Cruz das Almas - BA

Páginas: 5 (1098 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2014

1. INTRODUÇÃO

A produção de lixo está diretamente ligada aos seres humanos. Existe diferentes tipo de onde se vem o lixo urbano, seja ele de origem domiciliar, hospitalar, industrial, tecnológico, agrícola.
Entende-se por “lixo” qualquer resíduo que é dispensado pelo homem como não ter mais serventia para si. Antigamente a disposição final dos resíduos sólidos urbanos era, simplesmente,pegar esses resíduos e armazená-los em áreas afastadas da população conhecido como lixões, mas com a urbanização e o grande crescimento populacional a quantidade do lixo produzido está aumentando cada vez mais, tornando assim, um dos principais desafios para as políticas públicas em relação ao correto manejo desses resíduos, pois a sua produção é inevitável.

Sem dúvida, a associação docrescimento populacional á intensa urbanização e as mudanças de consumo estão mudando o perfil do lixo brasileiro. Porém essa “modernidade” não está sendo acompanhada das meninas necessárias para dar ao lixo gerado um destino adequado. (FADINI; FADINI, 2001, p.9)

O Município de Cruz das Almas, localizado na região do recôncavo da Bahia, enfrenta um problema em relação ao lixo e sua disposição final.Pois o aterro sanitário da cidade funciona de maneira inadequada, prejudicando assim o meio ambiente e moradores da comunidade.
O tratamento inadequado do lixo urbano constitui um importante fator de risco para a saúde pública e ao meio ambiente, uma vez que, mal dispostos podem trazer a proliferação de doenças, contaminarem o solo e os lençóis freáticos. Muitos brasileiros ainda não contam comserviços de coleta, o que contribuem para o aumento do despejo inadequado do lixo. E esse problema sócio-ambiental está diretamente relacionado a poucos investimentos públicos, a falta de educação da população e a falta de informação sobre os problemas que constituem a má disposição, pois o lixo não é apenas um problema do órgão responsável e sim de todos os cidadãos.
Cada brasileiro produz 1,1quilogramas de lixo em média por dia. No País, são coletadas diariamente 188,8 toneladas de resíduos sólidos. Desse total, em 50,8% dos municípios vão para os 2.906 lixões, em 27,7% das cidades o lixo vai para os aterros sanitários e em 22,5% delas, para os aterros controlados, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE).
 Os lixões:onde não se tem um tratamento adequado do lixo, seu armazenamento é feito em lugares com solo a céu aberto e visível a população.
 Os Aterros sanitários: è a forma hoje mais adequada para armazenar o lixo urbano, pois há uma diminuição nos impactos ambientais causados pelo armazenamento do lixo urbano, protegendo a saúde pública.
 Aterros controlados: Visam minimizar os impactos causados aomeio ambiente, mas são considerados inadequados porque não evitam totalmente a poluição.
Os de origem hospitalar devem ter um tratamento diferenciado dos outros lixos ou serem incinerados.

2. DISCUSSÃO
O aterro sanitário, hoje, é a maneira mais adequada para a disposição final do lixo, porém existem normas técnicas, resoluções e legislações vigentes para a realização da construção, da operaçãoe manutenção dessa obra. A falta desses critérios pode causar fatores indesejáveis para a população e o para o meio ambiente.
A cidade de Cruz das almas deve fazer adequações administrativas e operacionais, previstos em lei, no seu aterro sanitário. Pois o que se identificou no seu aterro foram varias irregularidades técnicas tais como: A localização do aterro próximo de a riacho e brejo eproximo á residências locais, não possui a licença ambiental de operação, resíduos de saúde(RSS) expostos, presença de resíduos não urbanos, queima de resíduos a céu aberto e presença de catadores dentro da área de disposição.(CEAMA, 2007)
Existem algumas maneiras que ajudam a diminuir o volume do lixo urbano para a sua disposição final, a coleta seletiva para realização da reciclagem, é uma delas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aterro sanitário
  • Aterro sanitário
  • Aterro Sanitário
  • Aterro sanitario
  • aterro sanitario
  • ATERRO SANITARIO
  • Aterro sanitário
  • aterro sanitario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!