aterrisador

433 palavras 2 páginas
Aterrissador é uma sonda espacial que tem por finalidade pousar e descansar na superfície de um corpo celeste.1 Para corpos com atmosferas, a aterrissagem ocorre após a entrada na atmosfera (ou menos precisamente por outros planetas, de reentrada atmosférica) e a lander é o primeiro veículo de reentrada. Nestes casos aterrissadores podem empregar paraquedas para desacelerar e manter uma velocidade terminal baixa. Às vezes, pequenos foguetes de pouso são acionados pouco antes do impacto para reduzir a velocidade de impacto. A missão Mars Pathfinder usa também airbags infláveis para amortecer o impacto da sonda. Quando um impacto de alta velocidade está planejado, a nave espacial é chamada de pêndulo.2

Vários corpos terrestres têm sido objecto da sondas e/ou exploração de impacto: entre eles os planetas Marte e Vênus e a lua de Saturno Titã. Dos internos planetas do Sistema Solar, Mercúrio é o único que ainda não foi visitado por uma sonda.

Sondas[editar | editar código-fonte]
Normalmente os aterrissadores são transportados por uma nave espacial, que gerencia a viagem de cruzeiro do aterrissador até o corpo celeste em questão e quando a sonda está próxima da sua superfície, ela libera o aterrissador.

O aterrissador pode conter alguns equipamentos que auxiliem no pouso como retrofoguetes ou mesmo paraquedas, caso exista alguma atmosfera no corpo celeste.

O corpo do aterrissador pode transportar outras partes móveis que venham a se deslocar sobre a superfície do corpo celeste.

As sondas Spirit e Opportunity chegaram a Marte transportadas por meio de uma nave espacial que liberou um aterrissador que pousou com o auxílio de dois pára-quedas sequenciais e posteriormente com a ajuda de air bags, que se chocaram-se contra a superfície do planeta. No solo, os aterrissadores liberaram os veículos exploradores de Marte.

Alguns aterrizadores mergulham diretamente contra a superfície de um planeta de forma violenta como foram as sondas da missão Beagle 2 ou

Relacionados