Aterranmento

1747 palavras 7 páginas
A Importância do ATERRAMENTO
Muitos clientes e curiosos nos escrevem perguntando sobre o que é aterramento e se ele é realmente necessário para as máquinas de bordar.
Eletricidade só existe quando há diferença de potencial. Por exemplo, se temos dois fios, um com potencial 12 e outro com potencial 0, então temos uma diferença de potencial de 12V. Se tivermos dois fios com potencial 12, então não há diferença de potencial e a tensão elétrica obtida entre esses dois fios será zero.
A rede elétrica que temos em casa é formada normalmente por dois fios – Fio Neutro e Fio
Fase. O fio neutro possui potencial zero e o fio fase é por onde a tensão elétrica é transmitida.
Como haverá diferença de potencial entre a fase e o neutro, haverá tensão elétrica. Na rede elétrica a tensão é alternada, já que potencial elétrico do fio fase é uma forma de onda senoidal, isto é, varia ao longo do tempo.

O fio Terra é um sinal que contém zero volt absoluto. Ele é usado para igualar o potencial elétrico entre equipamentos elétricos. Normalmente o terra é ligado à carcaça metálica do equipamento. Em equipamentos onde a estrutura seja de plástico, o terra é ligado à carcaça metálica existente no interior do equipamento. Nas máquinas de bordar, o terra deve ser ligado ao fio verde do seu cabo de ligação, mas pode ser também ligado à carcaça do equipamento. Qual seria então a diferença entre o terra e o neutro, já que ambos possuem potencial zero?
Acontece que o fio neutro pode ficar "sujo" devido a fugas apresentadas pelos equipamentos elétricos presente em casa ou no trabalho. Por exemplo, ele vem da rua com potencial zero, mas devido aos equipamentos que existem em sua casa, pode haver uma fuga (que é normal) e o neutro passa a ter um potencial ligeiramente maior, digamos 6V. Se comparado com o fio fase, então, a diferença de potencial baixou, nesse caso em 6V. Mas, como os equipamentos elétricos normalmente possuem uma tolerância alta, essa queda na tensão não

Relacionados