Atenosfera e magnetismo terrestre

1948 palavras 8 páginas
ASTENOSFERA E MAGNETISMO TERRESTRE

INTRODUÇÃO

Região interna do planeta Terra, onde as ondas sísmicas diminuem de velocidade. Fica a uma profundidade que varia de 100 a 200 km abaixo da superfície, podendo alcançar 400 km em alguns lugares. Nas dorsais oceânicas, a Astenosfera está em sua menor profundidade na medida que por ai se dá o extravasamento de parte de seu material fundido.
O globo terrestre age como um imã onde o pólo norte se encontra na Baía de Baffin. A superfície terrestre possui um campo magnético que pode ser dividido em dois componentes : o vertical e o horizontal, sendo que uma agulha magnética é atraída tanto para os polos magnéticos da terra como para o interior do globo.
Nas próximas páginas vamos entender melhor esses assuntos.

1. ASTENOSFERA

As deformações visíveis na superfície do terreno, os fenômenos vulcânicos e sísmicos, presentes tanto nos continentes, como no fundo dos oceanos, são provas do dinamismo da Terra. Nosso Planeta não é um corpo estático, pelo contrário, ele esteve e continua sob intensa atividade.
Idéias científicas sobre a evolução da Terra começaram a surgir há 200 anos atrás mas até o início do presente século, acreditava-se que a distribuição dos continentes e oceanos era essencialmente a mesma.
Uma grande revolução científica aconteceu nos Anos 60 com o aporte de inúmeras e novas informações, particularmente no campo da geologia e da geofísica marinha: melhor conhecimento do fundo dos oceanos desenvolvimento do paleomagnetismo, do conceito das falhas transformantes, da localização mais precisa dos terremotos etc. A partir dessas idéias, entre 1967 e 1968 nasce à teoria da Tectônica de Placas com os trabalhos de J. Morgan, X. Le Pichon e D. McKenzie, entre outros autores.
Essa teoria postula que a crosta terrestre, mais precisamente a Litosfera - que engloba toda a Crosta e a parte superior do Manto, até cerca de 100 km de profundidade - está quebrada em um determinado número de placas rígidas,

Relacionados