Atendimento Odontol Gicos Para Pacientes Com C Ncer

434 palavras 2 páginas
2-DESENVOLVIMENTO

2.1-Atendimento Odontológicos para Pacientes com Câncer

É importante ressaltar que o dentista desempenha um papel crítico na abordagem multidisciplinar para o tratamento do paciente com câncer, pro­porcionando uma adequada preparação da cavidade oral do paciente para enfrentar o tratamento oncológico, eliminando as doenças da cavidade oral e proporcionando menos sequelas no tratamento e melhores condições orais ao longo dele (MENEZES et al.,2014) . Em outras palavras, é necessário a interligação de cirurgiões-dentistas e médicos oncológicos no atendimento de pacientes com câncer a fim de minimizar a contaminação bucal melhorando a qualidade de vida dos mesmos, bem como proporcionar melhores resultados no tratamento de doenças bucais como:mucosite, xerostomia, osteorradionecrose dentre outras relacionadas aos procedimentos a que esse tipo de paciente é submetido.

Na quimioterapia, a medicação age em células com características das ne­oplásicas, ou seja, células que tenham característica de mitose constante. Na radioterapia, a radiação ionizante age sobre todas as células presentes no local atingido pela radiação, tendo efeito sobre as células malignas, tecidos bucais e peribucais. Desse modo, torna-se óbvio que na quimioterapia, os efeitos colaterais serão muito mais abrangentes (MENEZES et al.,2014).

Durante os procedimentos realizados para evitar a multiplicação das células cancerígenas como a radioterapia e a quimioterapia desenvolvem-se problemas bucais devido a medicação e aos raios ionizantes que afetam tanto as células malignas como os tecidos bucais. Uma das diversas doenças originadas por esses processos é a mucosite oral caracterizada como uma área de vermelhidão generalizada que em seguida é substituída por regiões de ulceração recobertas por pseudomembrana, podendo essas serem generali­zadas ou localizadas e geralmente colonizadas por bactérias
.

Relacionados

  • PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
    43265 palavras | 174 páginas