Atendimento ao Alcoolista nos Serviços de Atenção Primária a Saúde: Percepções e Contribuições do Assistente Social

Páginas: 22 (5253 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014
ATENDIMENTO ao ALCOOLISTA nos SERVIÇOS de ATENÇÃO PRIMÁRIA à SAÚDE: PERCEPÇÕES e CONTRIBUIÇÕES do ASSISTENTE SOCIAL.

Maria do Carmo Alves Moura
Vera Marisa F.M.Hirata
RESUMO

A prática do Assistente Social num Centro de Referência Especializado de Assistência Social tem proporcionado considerávelexperiência sobre as intervenções aos usuários com problemas relacionados ao uso excessivo de álcool. Percebe-se no decorrer dessas intervenções a existência e necessidade de identificar junto à rede pública de saúde, o apoio de que dispõem para o enfrentamento da problemática do alcoolismo. Este artigo tem por objetivos realizar e discorrer breve revisão de literatura que visa identificar o alcoolismocomo sendo uma doença, também conhecida como Síndrome da Dependência do Álcool (SDA), os modelos explicativos da origem do uso abusivo do álcool, o papel do Assistente Social no encaminhamento do alcoolista para o tratamento adequado e apoio aos familiares. Ao fazer a abordagem deve-se olhar o indivíduo em sua totalidade compreendendo-o no seu contexto social, econômico, histórico e político,garantindo-lhe assim o acesso aos diferentes níveis de atenção em saúde pública; paralelamente o Assistente Social deverá apoiar os familiares quanto as melhores formas de interação com o dependente e seu tratamento. No final deste estudo sobre o alcoolismo conclui-se importante e necessário ao Assistente Social, o conhecimento dos modelos explicativos do alcoolismo, pois estes fornecem meios quesubsidiam o fazer profissional de acordo com as necessidades dos usuários e das diretrizes de saúde.

Palavras- chave – Alcoolismo; doença; Atenção Primária à Saúde; Assistente Social.





INTRODUÇÃO

O presente artigo foi elaborado com o objetivo de cumprir com a exigência da grade curricular da Faculdade de Tecnologia Internacional, contando com avaliação parcial para o cumprimento do cursoSaúde Pública com Ênfase na Saúde da Família.
O interesse pelo tema, Atendimento ao Alcoolista nos Serviços de Atenção Primária à Saúde: Percepções e Contribuições do Assistente Social surge diante à perspectiva de atuação como Assistente Social na área de saúde pública. Além disso, na prática enquanto Assistente Social de uma unidade que tem por objetivo ofertar trabalho social à família eindivíduos em situação de risco pessoal e social percebe-se cotidianamente, questões biopsicossocial que envolvem sujeitos que fazem o uso abusivo de álcool e a necessidade de obtenção de meios para que esses indivíduos e suas famílias possam ser atendidos e assegurados de seus direitos quanto à saúde pública.
Reconhecendo na prática dos Assistentes sociais, a grande necessidade de identificar juntoà rede pública de saúde o apoio de que dispõem para o enfrentamento da problemática do alcoolismo, discorre-se esta revisão de literatura tendo como objetivo identificar o alcoolismo como sendo uma doença também conhecida como Síndrome da Dependência do Álcool (SDA), descrever os modelos explicativos da origem do uso do álcool e os serviços ofertados no âmbito da Atenção Primária à Saúde, aspercepções e contribuições do Assistente Social, enfatizando as ações preventivas e educativas pleiteadas pelas políticas públicas vigentes.
Diversas literaturas trazem que o álcool é uma das poucas drogas psicotrópicas que tem o seu consumo admitido e incentivado pela sociedade e estima-se que é consumido por cerca de seiscentos milhões de pessoas no mundo.
O alcoolismo tornou-se um grandeproblema, principalmente pela dimensão psicossocial que o envolve. O consumo abusivo de álcool produz um quadro de doenças no dependente, afetando consideravelmente a sua qualidade de vida, já que favorece situações desagradáveis nos relacionamentos familiares, sociais e profissionais, gerando conflitos e crises pessoais e interpessoais.
No Brasil, o quadro de consumo de álcool não é muito diferente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As contribuições do serviço social na atenção a pessoa idosa
  • As contribuições do serviço social na atenção à pessoa idosa
  • Serviço social e saúde: processo de trabalho do assistente social
  • artigo atenção primaria a saude
  • Atenção primária e promoção da saúde
  • Atenção primária e saúde doença
  • Atributos da Atenção Primária à Saúde
  • Atenção primária na saúde básica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!