Atender a diferençana dificuldade e na excelência

914 palavras 4 páginas
Atender a diferença na dificuldade e na excelência
Se enfocarmos a diversidade como uma diferença motivadora e necessária, temos uma resposta para a diferença natural. Para isso, é necessário que professores e educadores construam um entorno educativo centrado em estratégias de aula que sejam capazes de dotar a didática de um compromisso implícito e natural, tornando-a uma forma de lidar com a diversidade.
Um dos tópicos que encontramos ao abordar o tratamento da diferença em nossas salas de aula é a rotulagem da diversidade como uma dificuldade inerente a necessidades educativas por carências ou particularidades de cada aluno. Existe outra diversidade que deve ser contemplada, a derivada da excelência individual ou coletiva que se apresenta de maneira natural. É ainda mais difícil de diagnosticar, pois sempre passa despercebida; significa perda de talento e potencial que nosso sistema educacional não deveria permitir. A prática docente na era das tecnologias audiovisuais e de informação e comunicação precisa, mais do que nunca, de profissionais observadores, abertos e pluralistas, capazes de distinguir as necessidades específicas de seu grupo e de procurar respostas efetivas para assegurar a eficácia da função educativa.
O tratamento da diversidade, assim entendido, torna-se um processo natural, inerente à prática docente, em contínua transformação e evolução. Nesse cenário, o trabalho coordenado de toda a comunidade educativa é fundamental. E essa coordenação tão necessária tem uma peça fundamental: o tutor. Assim, a atenção à diversidade está no âmbito da ação tutorial com a mesma naturalidade com que ele lida com técnicas de estudo ou aprendizagens transversais. Esse é um fato nada trivial. Na maioria dos casos, a diferença e a singularidade acabam no gabinete psicopedagógico, onde os profissionais, além de prevenir, diagnosticar, orientar e formar, acabam assumindo o papel de dinamizadores do processo de aula e em muitos casos intervêm diretamente, com

Relacionados