ATENCAO_PRIMARIA_A_SAUDE_ESF_Giovanella_L_Mendonca_MH

19938 palavras 80 páginas
Atenção Primária à Saúde

16. ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Lígia Giovanella
Maria Helena Magalhães de Mendonça

Atenção primária refere-se a um conjunto de práticas em saúde, individuais e coletivas, que no Brasil, durante o processo de implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), passou a ser denominado de atenção básica à saúde. Nos dias atuais, a atenção primária à saúde é considerada internacionalmente a base para um novo modelo assistencial de sistemas de saúde que tenham em seu centro o usuário-cidadão.
Este capítulo apresenta um panorama internacional e brasileiro da atenção primária à saúde. Na primeira parte, discutem-se conceitos e abordagens de atenção primária à saúde e suas transformações ao longo do tempo, destacando-se os atributos de uma atenção primária abrangente.
Em seguida, apresentam-se, em perspectiva internacional, antecedentes históricos dos serviços de atenção primária e a experiência em países europeus com centralidade nos serviços prestados por médicos generalistas ou de família.
Na seqüência, é analisada a trajetória histórica das políticas de atenção primária à saúde no Brasil, com realce para a Estratégia de Saúde da Família e a Política Nacional de Atenção Básica de 2006.
Traça-se então um panorama da oferta e da prestação de serviços de atenção básica no Brasil e, no final, discutem-se os desafios para a consolidação do SUS como um sistema de saúde orientado pela atenção primária à saúde.

Capitulo-16.pmd

575

27/11/2009, 10:24

575

576

P OLÍTICAS E SISTEMA DE SAÚDE NO BRASIL

A TENÇÃO
Atenção primária à saúde
(primary health care)
Denominação geral para atenção ambulatorial de primeiro contato que tem diferentes concepções em sua implementação. PRIMÁRIA À SAÚDE : CONCEITOS E ABORDAGENS

A atenção ambulatorial de primeiro nível, ou seja, os serviços de primeiro contato do paciente com o sistema de saúde, direcionados a cobrir as afecções e condições mais comuns e a resolver a maioria dos problemas de saúde de uma população, é em

Relacionados