Atenas e Esparta

Páginas: 4 (830 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2014
TRABALHO DE HISTÓRIA

Introdução
Pretendo com esse trabalho aprender sobre as duas príncipais cidades-estados gregas , Esparta e Atenas,organizações políticas e sociais , suasculturas , religiões etc .
Esparta foi uma das principais polis (cidades-estado) da Grécia Antiga. Situava-se geograficamente na região sudeste da Península do Peloponeso. Destacou-se no aspectomilitar, pois foi fundada pelosdórios
Atenas fundada há mais de 3.000 anos, era a mais próspera da Grécia Antiga e possuía um poderoso líder: Péricles. Nesta fase, a divisão hierárquica seguia a seguinteordem: nobres, homens livres e uma grande quantidade de escravos que realizavam trabalhos como mercadores, carpinteiros, professores e marceneiros.
DESENVOLVIMENTO
ESPARTA
Sociedade
Em Esparta asociedade era estamental, ou seja, dividida em camadas sociais onde havia pouca mobilidade. A sociedade estava composta da seguinte forma:

Esparcíatas: eram os cidadãos de Esparta. Filhos de mães epais espartanos, haviam recebido a educação espartana. Esta camada social era composta por políticos, integrantes do exército e ricos proprietários de terras. Só os esparcíatas tinham direitospolíticos.

Periecos: eram pequenos comerciantes e artesãos. Moravam na periferia da cidade e não possuíam direitos políticos. Não recebiam educação, porém tinham que combater no exército, quando convocados.Eram obrigados a pagar impostos.

Hilotas: levavam uma vida miserável, pois eram obrigados a trabalhar quase de graça nas terras dos esparcíatas. Não tinham direitos políticos e eram alvos dehumilhações e massacres. Chegaram a organizar várias revoltas sociais em Esparta, combatidas com extrema violência pelo exército.

Educação
O princípio da educação espartana era formar bons soldadospara abastecer o exército da polis. Com sete anos de idade o menino esparcíata era enviado pelos pais ao exército. Começava a vida de preparação militar com muitos exercícios físicos e treinamento....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atenas e esparta
  • Atenas e esparta
  • atenas e esparta
  • Atena e Esparta
  • Esparta e atenas
  • Esparta e Atenas
  • Atena e Esparta
  • Esparta e atenas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!