Atenção e Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária

Páginas: 18 (4332 palavras) Publicado: 19 de dezembro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS






ATENÇÃO E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
VIGILÂNCIA SANITÁRIA (FARMACOVIGILÂNCIA, FARMACOEPIDEMIOLOGIA E ANVISA)














SÃO LUÍS, MA
2011
1- INTRODUÇÃO
1.1- Atenção e Assistência Farmacêutica
Segundo a Organização Mundial da Saúde a atenção farmacêuticaé: um conceito de prática profissional na qual o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico. A atenção farmacêutica é o compêndio das atitudes, os comportamentos, os compromissos, as inquietudes, os valores éticos, as funções, os conhecimentos, as responsabilidades e as habilidades do farmacêutico na prestação da farmacoterapia com o objetivo de obter resultados terapêuticosdefinidos na saúde e na qualidade de vida do paciente.
A Assistência Farmacêutica (AF) reúne um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, por meio da promoção do acesso aos medicamentos e  uso racional. No Ministério da Saúde, tais ações consistem em promover a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como sua seleção, programação,aquisição, distribuição e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população. 

1.2- Farmacoepidemiologia
É a ciência que estudo o uso e os efeitos benéficos e adversos dos medicamentos em grandes populações a partir do método epidemiológico. Detecta riscos associados ao uso generalizado de medicamentos e sua efetividade,emprega conceitos da farmacologia clínica e da epidemiologia e seu desenvolvimento está centrado no estudo da segurança dos fármacos na etapa de pós-comercialização e âmbito dos estudos de utilização de medicamentos (EUM).

1.3- Farmacovigilância
É a ciência e atividade relacionada a detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou qualquer outro problema relacionado aosmedicamentos. Entende-se como reação adversa qualquer efeito nocivo não-intencional relacionado ao uso do medicamento, o efeito colateral é uma reação adversa que pode ser explicada pelas ações farmacológicas do medicamento e o evento adverso é qualquer ocorrência clínica ou laboratorial indesejável ao paciente.

1.4- Anvisa
A finalidade institucional da Agência é promover a proteção da saúde dapopulação por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados. 
















2- ATENÇÃO E ASSITÊNCIA FARMACÊUTICA
A Assistência Farmacêutica como política pública, teve início em 1971 com a instituição daCentral de Medicamentos (Ceme), que tinha como missão o fornecimento de medicamentos à população sem condições econômicas para adquiri-los (BRASIL, 1971) e se caracteriza por manter uma política centralizada de aquisição e de distribuição de medicamentos.
Mudanças de princípios foram introduzidas com a promulgação da Constituição Federal em 1988. Esta estabeleceu a saúde como direito social (Art. 6º)e o seu cuidado como competência comum da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios (Art. 23).
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. (BRASIL, 1988, p. 154)
Aregulamentação da Constituição Federal, específica para a área da saúde, foi estabelecida pela Lei Orgânica da Saúde (Lei n. 8080/90) que em seu Artigo 6º determina como campo de atuação do SUS, a “formulação da política de medicamentos (...)” e atribui ao setor saúde a responsabilidade pela “execução de ações de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.” (BRASIL, 1990)
A Ceme foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assistencia farmaceutica na atençao basica
  • Artigo assistÊncia e atenção farmaceutica
  • Assistencia farmaceutica na atençao basica
  • AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA ATENÇÃO BÁSICA RELATÓRIO DA PESQUISA
  • vigilancia sanitaria
  • Vigilancia sanitária
  • vigilancia sanitaria
  • vigilancia sanitaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!