Atenção primária

Páginas: 8 (1778 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2011
1. Escreva e justifique os motivos para a adoção de uma abordagem renovada de atenção primária em saúde.
Reformular a atenção primaria é um grande avanço para o sistema de saúde, pois quem se beneficia com essa inovação é a população que carece de saúde e atenção. Esse projeto visa melhorar o primeiro atendimento ao cliente com uma abordagem para promover condições de saúde e de desenvolvimentohumano mais equitativo adaptando-se as mudanças que ocorreram com o surgimento de novos desafios epidemiológicos com o intuito de corrigir os pontos fracos e as inconsistências presentes em algumas das abordagens amplamente divergentes da APS (Atenção Primaria a Saúde). O objetivo de renovar a APS é revitalizar a capacidade dos países de elaborar uma estratégia coordenada, eficaz e sustentávelpara combater os problemas de saúde existentes, prepará-los para novos desafios de saúde e melhorar a eqüidade com o desenvolvimento de novas ferramentas e o conhecimento de melhores práticas.
2. Quais são as METAS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO acordadas internacionalmente?
Conhecer o ser humano é compreender que todos merecem saúde igualitária independente de crenças e valores e diante disso,foram elaborados os objetivos de Desenvolvimento do Milênio de forma a orientar os esforços para alcançar os acordos estabelecidos na Declaração do Milênio.
Esses objetivos incluem: erradicar a pobreza extrema e a fome; alcançar a educação primária universal; promover a igualdade de gêneros e o empoderamento das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater HIV/AIDS,malária e outras doenças; garantir sustentabilidade ambiental, e desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento.
3. Explique com as suas palavras os termos:
- Atenção primária seletiva:
Compreende os serviços de saúde de alto impacto elaborado para atender a população pobre que carece em assistências básicas. Os principais serviços são conhecidos como GOBI (monitoramento de crescimento,terapia de reidratação oral, amamentação e imunização) e algumas vezes incluíram complementação alimentar, alfabetização de mulheres e planejamento familiar.
- Atenção primária como porta de entrada do sistema:
Refere–se ao primeiro nível de atenção do sistema de saúde e ao local de cuidados contínuos de saúde para a maioria das pessoas, na maior parte do tempo. Atende aos cuidados primários desaúde com disponibilidade de médicos atuantes com especialização em clínica geral ou medicina familiar.
- Atenção primária com enfoque em saúde como direito humano:
Refere-se à saúde como direito humano o qual defende que o enfoque social esta voltado na atenção com políticas inclusivas, dinâmicas e transparentes apoiadas por compromissos financeiros e de legislação pretendendo alcançarmelhoras de eqüidade em saúde.
4. Analise a figura VALORES, PRINCÍPIOS E ELEMENTOS CENTRAIS EM UM SISTEMA DE SAÚDE COM BASE NA APS (p. 9). escreva uma síntese destacando os aspectos que julgue mais importantes.
Valor: E entendido como metas ou padrões sociais mantidos ou aceitos por um indivíduo, uma classe ou uma sociedade. Destacam-se alguns aspectos importantes como:
- O direito ao mais alto nívelpossível de saúde sem distinção de raça, gênero, religião, convicção política ou condição social ou econômica. Significa direitos legalmente definidos dos cidadãos e responsabilidades do governo e de outros atores, bem como cria demandas de saúde para os cidadãos que irão reivindicá–las quando não forem cumpridas.
- A eqüidade na saúde aborda as diferenças injustas no estado de saúde, no acessoaos cuidados de saúde e aos ambientes promotores de saúde e ao tratamento dentro do sistema de saúde e de assistência social. As pessoas devem ser capazes de corrigir as iniqüidades por meio do exercício de suas reivindicações morais e legais à saúde e outros direitos sociais.
- Solidariedade significa o quanto as pessoas em uma sociedade trabalham juntas para definir e alcançar o bem comum.Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atenção primária
  • atenção primaria
  • atenção primária
  • artigo atenção primaria a saude
  • Atenção primária e promoção da saúde
  • Atenção primária e saúde doença
  • Atributos da Atenção Primária à Saúde
  • Atenção primária na saúde básica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!