Atenção, memória e esquecimento

Páginas: 5 (1244 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2012
Introdução
Até meados do século XX, a maioria dos estudos sobre aprendizagem questionava que as funções da memória seriam localizadas em regiões cerebrais específicas, alguns chegando a duvidar de que a memória seria uma função distinta da atenção, da linguagem e da percepção. Acreditava-se que o armazenamento da memória seria distribuído por todo o cérebro.
A partir de 1861, Broca evidenciaque lesões restritas à parte posterior do lobo frontal, no lado esquerdo do cérebro, chamada de área de Broca, causavam um defeito específico na função da linguagem. Após essa localização da função da linguagem, os neurocientistas tornaram a voltar-se para a hipótese de se localizar a memória.
Wilder Penfield foi o primeiro a conseguir demonstrar que os processos da memória têm localizaçõesespecíficas no cérebro humano. Penfield havia estudado com o pioneiro em neurofisiologia, Charles Sherrington. Na década de1940, Penfield começou a usar métodos de estimulação elétrica, idênticos aos usados por Sherrington em macacos, para mapear as funções motoras, sensoriais e da linguagem no córtex humano de pacientes submetidos à neurocirurgia, para tratamento de epilepsia. Penfield explorou asuperfície cortical em mais de mil pacientes e verificou que a estimulação elétrica produzia o que ele chamou de resposta experiencial, ou retrospecção, na qual o paciente descrevia uma lembrança correspondente a uma experiência vivida.
Estudos em pacientes com lesão do lobo temporal (pioneiramente com o paciente H.M) revelaram dois modos particularmente diferentes de aprendizagem, diferença queos psicólogos cognitivistas avaliaram em estudos com sujeitos normais. O ser humano aprende o que é o mundo apreendendo conhecimento sobre pessoas e objetos, acessíveis à consciência, usando uma forma de memória que é em geral chamada de explícita, ou aprende como fazer coisas, adquirindo habilidades motoras ou perceptivas a que a consciência não tem acesso, usando para isto a memória implícita.Definição de Memória
É a memória nos possibilita reter o que aprendemos, para responder adequadamente à situação presente e nos proporcionar a possibilidade de projetar o futuro. É a memória que assegura a nossa identidade social. A memória é um processo cognitivo que consiste na retenção e evocação das informações, conhecimentos, acontecimentos e experiências. são os nossos receptores sensoriais quecaptam as informações do meio. Estes dados são codificados e retidos por um período de tempo que pode variar entre escassos segundos ou uma vida inteira.
A memória envolve um conjunto de processos:

- Codificação: preparação das informações sensoriais para serem armazenadas no cérebro.

- Armazenamento: a informação é conservada por períodos mais ou menos longos, para poder ser utilizada quandonecessário.
 
- Recuperação: Quando precisamos, procuramos recuperar e/ou actualizar a informação armazenada, para utilizar na experiência presente.

Tipos de Memória
A memória pode ser classificada de acordo com a duração das informações armazenadas. O intervalo de tempo em que conseguimos conservar determinada lembrança parece depender do esforço que fazemos para rete-lá.

- MemóriaSensorial
As informações sensoriais são armazenadas nesta memória num reduzido período, cerca de 0,25 segundo. A informação é retida em estado bruto, sem qualquer análise. É este tipo de memória que nos permite compreender  que alguém diz, ler um texto, ver um filme, etc. O que os nossos sentido apreendem são simples estímulos, que depois de codificados são transferidos para a memória a CurtoPrazo.  

- Memória a Curto Prazo 
Registra aquilo em que estamos a trabalhar ou que nos acabou de acontecer. É nela que estão os pensamentos e as informações que, num dado momento estamos a utilizar. O tempo de duração é de cerca de 60 segundos. É sensível aos traumatismos. Esta informação desaparece para sempre se não transitar para a memória a longo prazo. A capacidade de armazenamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memória, Esquecimento
  • Memória e esquecimento
  • Memória e Esquecimento
  • Atenção Memoria
  • Atenção e memória
  • Memória, esquecimento e silencio
  • Memoria , Esquecimento Silêncio
  • memoria esquecimento ,silencio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!