Atenção Farmacêutica no Tratamento da Diabetes

Páginas: 14 (3458 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO TRATAMENTO DA DIABETES

INTRODUÇÃO
O Diabetes é uma doença metabólica caracterizada pela elevação da taxa de glicose no sangue,devido a problemas na produção ou na atuação da insulina, por intolerância insulínica, ou, ainda, por resistência à ação da insulina, decorrente da síndrome metabólica. Neste caso, é causada pela incapacidade de atuação da insulina nostecidos, o que aumenta sua produção pelo pâncreas, elevando seu nível plasmático, em decorrência de fatores genéticos, por excesso de peso, principalmente na região abdominal, e ausência de atividade física .
Além de ser uma doença crônica, ele é um dos mais importantes problemas de saúde pública na atualidade, devido a fatores diversos, como o número de pessoas afetadas, as seqüelas causadaspela hiperglicemia, como amputação de membros e cegueira, que diminuem a produtividade do indivíduo, e o custo do tratamento destes pacientes
A prevalência do Diabetes só tem aumentado desde 1950, quando existiam, aproximadamente, 55 milhões de indivíduos diabéticos no mundo todo. Atualmente, estima-se que existam cerca de 150 milhões, dos quais metade só descobrirá que é diabética quando começarema aparecer suas complicações, e que serão 300 milhões em 2025.
Por outro lado, a prevalência de diabetes nos indivíduos entre 30 e 70 anos de idade é de 7,6%, afetando igualmente homens e mulheres. Além disso, o risco de desenvolvê-lo aumenta com a idade.
Por outro lado, seu tratamento é multifatorial, baseado na mudança nos hábitos do paciente, na monitoração da glicemia e na utilização demedicamentos orais ou injetáveis, o que depende diretamente da adesão do paciente ao tratamento.
Considerando a importância do tratamento para a diminuição das complicações causadas pela hiperglicemia, torna-se imprescindível o acompanhamento do paciente diabético por meio da atenção farmacêutica, para garantir sua adesão ao tratamento.
Assim, devido à importância do Diabetes no contexto da saúdepública, torna-se importante contextualizar a doença e discutir as opções terapêuticas disponíveis no mercado para seu tratamento, enfatizando o papel da atenção farmacêutica no tratamento de pacientes diabéticos.

O QUE CAUSA O DIABETES
Considerado uma doença multifatorial, o Diabetes é causado pela redução da produção de insulina ou da habilidade de utilizá-la , o que pode ser hereditário ouadquirido, devido, por exemplo, à destruição das células beta do pâncreas, com conseqüente hiperglicemia , o que pode provocar danos graves aos vasos sangüíneos e comprometer todos os órgãos e tecidos do corpo.
Além de problemas diretos na produção ou na ação da insulina, apontam-se outras causas de diabetes: o uso de medicamentos – por exemplo, diuréticos tiazídicos, pentamidina ecorticosteróides; ou infecções virais – por exemplo, mononucleose e hepatite infecciosa.
Além disso, a diminuição do número de receptores celulares para insulina também desempenha papel fundamental na gênese da doença, podendo ocorrer estados onde, notadamente, o paciente produz insulina, apresentando hiperinsulinemia com hiperglicemia.
O diagnóstico de Diabetes é realizado através da determinação dosníveis plasmáticos de glicemia em jejum, ou através do Teste Oral de Tolerância a Glicose (TOTG), em que a determinação é realizada duas horas após a ingestão de uma sobrecarga de açúcar.

ATENÇÃO FARMACÊUTICO NO TRATAMENTO DO DIABETES
A presença do profissional farmacêutico junto ao paciente diabético, por meio da atenção farmacêutica, é extremamente importante, a fim de minimizar os problemasrelacionados a medicamentos, como dificuldades na forma de administração e problemas de interação medicamentosa, e de orientar corretamente o paciente sobre a doença e suas conseqüências, melhorando, assim, a qualidade de vida do doente.
ATENÇÃO FARMACÊUTICA.
Por outro lado, a identificação dos portadores favorece o estabelecimento de vínculos entre os pacientes e os profissionais de saúde, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atenção farmaceutica na diabetes
  • Atenção farmacêutica voltada para portadores de diabetes
  • Atenção farmacêutica ao paciente portador de hipertensão arterial e diabetes
  • Aplicabilidade da atenção farmacêutica no tratamento de pacientes com hiv/aids
  • Atençao farmaceutica
  • Atenção farmaceutica
  • Atenção Farmacêutica
  • Atenção farmacêutica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!