Atenção farmacêutica natosse

Páginas: 7 (1587 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
CURSO: CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (3º ANO)
ANO LECTIVO 2009/2010


Atenção Farmacêutica na Tosse


DISCIPLINA: Farmácia Comunitária



[pic]





Docente: José Carlos Borges Carvalho
Discente: Vânia Roxane Veiga da Fonseca nº 3051

Introdução

O presente trabalho tem como objectivo fazer uma abordagem sobre a atenção farmacêutica na tosse, apresentando alguns pontosimportantes como, a definição da tosse, causas, mecanismo e tipos de tosse, papel do farmacêutico e o tratamento.
A sociedade tem evoluído tecnologicamente garantindo a introdução de novos procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Como consequência houve não só um aumento da expectativa de vida da população, mas também aumento do número de medicamentos utilizados por paciente, o que contribuipara o seu uso incorreto e para o aparecimento de complicações das doenças causadas pela ineficácia do tratamento, e/ou por eventos adversos. (MELO, A. C. et.al, 2002)
Nesse contexto surgiu a Atenção Farmacêutica que é um conjunto de atitudes, comportamentos, compromissos, inquietações, valores éticos, funções, conhecimentos, responsabilidades e destrezas do farmacêutico na prestação dafarmacoterapia, com o objectivo de alcançar resultados terapêuticos definidos na saúde e na qualidade de vida do paciente. (MELO, A. C. et.al, 2002)
A comunicação com o paciente terá como finalidades principais o aconselhamento e a educação quanto ao uso e cuidados correctos do medicamento e quanto aos procedimentos de optimização da terapêutica e a promoção da adesão, com a consequente melhoriada eficiência do tratamento e redução dos riscos. Consiste em um acto profissional importante, que envolve questões técnicas, humanas e éticas. (RUAS, C. M, 2002)









A TOSSE

A tosse é um reflexo do organismo para eliminar resíduos ou elementos dispersos no ar como poeira, bactérias, fungos e secreções, que são introduzidos juntamente com a respiração e que, caso cheguemaos pulmões, podem prejudicar o seu bom funcionamento. (EVORA, P. 2006)
Ela funciona como um mecanismo de auto limpeza do sistema respiratório, sendo uma resposta do nosso corpo contra algum factor irritante na garganta, cordas vocais, traqueia ou pulmões. (EVORA, P. 2006)
Deve-se lembrar que a tosse nem sempre representa um mecanismo protector, podendo ser a primeira manifestação deuma doença.
A tosse é antes de mais nada um sintoma e, assim sendo, deve ser investigada para determinação de sua causa e instituição de tratamento adequado.

CAUSAS

• Um resfriado - geralmente provocado por um ou vários vírus
• O frio - pode provocar a irritação das vias respiratórias
• Diversas doenças infecciosas – pneumonia, tuberculose, etc
• Tabagismo – quepode provocar a irritação das vias respiratórias
• Bronquite aguda e Bronquite crónica
• Asma
• Alergia (rinite alérgica, etc)
• Efeitos secundários ou indesejáveis de certos fármacos
• Exposição a gases ou substâncias químicas (irritantes ambientais)


(DALMONCH, R. M. & FARIA, I. C. 2008)


TIPOS DE TOSSE

Tosse produtiva
Tosse com presença de secreção. Éimportante para eliminar o catarro acumulado nos pulmões.
As causas de uma tosse produtiva podem ser : bronquites, bronquites crónicas, fase avançada de um resfriado. (DALMONCH, R. M. & FARIA, I. C. 2008)

Tosse Seca
Trata-se de uma tosse irritante, acompanhada por uma constante comichão na garganta, e que às vezes pode agravar as lesões existentes.
As causas de uma tosse seca podem ser: resfriadosou otites (inflamação do ouvido). (DALMONCH, R. M. & FARIA, I. C. 2008)

A tosse Produtiva e Seca podem ainda ser crónica ou aguda.

Tosse crónica
Persiste por mais de duas semanas e é sempre o sintoma de uma doença subjacente, a ser pesquisada.
É aconselhável procurar rapidamente um médico quando observado esse tipo de tosse
Causas: asma, bronquite crónica, tabaco, câncer, insuficiência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atençao farmaceutica
  • Atenção farmaceutica
  • Atenção Farmacêutica
  • Atenção farmacêutica
  • atenção farmaceutica
  • Atenção farmaceutica
  • atenção farmacêutica
  • Atenção Farmacêutica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!