Atenção Basica

Páginas: 8 (1887 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2014



FACULDADE MAURICIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE
COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS








RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO





Autor: Taianny da Silva Marques









CAMPINA GRANDE
2014


FACULDADE MAURICIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE
COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS








RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO EMTRAUMATO-ORTOPEDIA E REUMATOLOGIA





Autor: Taianny da Silva Marques
Supervisor: Prof. Klenyo Lucena Sena








CAMPINA GRANDE
2014
SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO...............................................................................3
2 FUNDAMENTAÇÃOTEORICA.....................................................4
2.1 QUALIDADE DE VIDA...............................................................4
2.2 ALONGAMENTO.......................................................................5
2.3 EXERCICIOS AEROBICOS......................................................5
3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS..................................................64CONCLUSÃO..................................................................................7
5 ANEXOS.........................................................................................8



















INTRODUÇÃO

‘’A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a promoção, a proteção, a manutenção ea reabilitação da saúde. ‘’ (GONDIM, R. 2008)

É uma forma de trabalho em equipe, com praticas democráticas e participativas, dirigindo-se a populações de territórios bem delimitados, pelas quais se assume a responsabilidade sanitária, considerando as condições em que se vive.
Segundo Gondin (2009), Andrade e Carvalho (2007) ‘’Orienta-se, por fim, pelos princípios da universalidade, daacessibilidade, da coordenação do cuidado, do vínculo, da continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.’’

Podemos observar o território e pensar em estratégias, adequando à nossa realidade o que deu certo em outros espaços, sempre respeitando as necessidades dos usuarios. Conclui-se que o modelo organizacional mais adequado para oatendimento dos problemas de saúde da população deve ser aquele promotor de equidade e da integralidade da atenção. Que seja com base na revisão de literatura e na prática profissional.
Dentre as várias estratégias a serem adotadas, devem estar desenhados os percursos assistenciais realizados pelo maior número de pessoas decorrentes de situações de saúde semelhantes, conformando o que
se chamou de“linhas de cuidado”, construídas, preferencialmente, com fundamento na atenção básica. (GONDIM, (2009); CARVALHO; CUNHA, 2007;CAMPOS ( 2007) ; MARSIGLIA, 2008).

Os objetivos para haver qualidade da atenção em saúde é fundamental é a da dinâmica do processo saúde-doença e de seus determinantes, e a participação do usuário, vendo que o papel da atenção básica no SUS está diretamente ligada àsações de saúde, antes de tudo, como um reflexo de um determinado modelo de promoção e prevenção.













2 FUNDAMENTAÇAO TEÓRICA



É um processo em construção, a inserção do fisioterapeuta nos serviços de atenção primária à saúde, principalmente a criação da profissão, rotulando o fisioterapeuta como
reabilitador, voltando-se apenas para uma pequena parte de seu objeto detrabalho, que é tratar a doença e suas seqüelas. Por motivo dessa ideia durante muito tempo, excluiu da rede básica os serviços de fisioterapia, acarretando uma grande dificuldade de acesso da população a esse serviço e impedindo o profissional de atuar na atenção primária. (RIBEIRO, 2002).

‘’O Programa Saúde da família, criado em 1994, dentro desta abordagem de promoção da saúde, respeitando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atenção Básica
  • Atenção básica
  • Atenção Basica
  • Atenção Básica
  • atencao basica
  • atenção básica
  • Atenção basica
  • Atenção basica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!