Ateísmo

Páginas: 3 (677 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
 Ateísmo
Pietro Strickler, Dionício Madruga, Mateus Milech e Israel Oliveira
3°E
O ateísmo é, basicamente, a ausência de crença na existência dealguma divindade. O termo ateísmo vem do grego clássico “atheos”, que significa “sem Deus” e era usado como conotação negativa a quem se pensasse que rejeitava os deuses adorados pela maior parte dasociedade. Com a propagação do pensamento livre, ceticismo científico e o aumento do número de críticas às religiões a abrangência da aplicação desse termo foi reduzida. As primeiras pessoas a seidentificarem como ateus surgiram no século XVIII.
Existem dois tipos de ateus: o ateu passivo e o ateu ativo. O passivo é simplesmente descrente em qualquer divindade. Já o ativo afirma a inexistênciade tal.
O ateísmo sempre foi uma forma de pensamento perseguida e descriminada no passado e nos dias atuais. Na cristianização do Império Romano, o ateísmo foi considerado crime terrível epraticamente deixou de existir na história das ideias europeias. Até o século XIX, devido ao poder que a Igreja exercia sobre a política, quem assumisse oposição contra os ensinamentos da Igreja seriarecriminado pela sociedade e pelo governo com acusações de rebeldia, incredulidade e libertinagem.
O ateísmo já foi considerado crime em sociedades antigas e continua sendo em algumas atuais, sendo às vezespunido com a pena de morte. As escrituras de muitas religiões condenam os descrentes. Na Europa medieval, ateus podiam ser sentenciados a morte na fogueira, principalmente em países onde a Inquisiçãoatuava. Enquanto protestantes sofriam perseguições constantes da Igreja Católica, Calvino (um personagem que influenciou muito a Reforma Protestante) defendia a morte de ateus e hereges.
É difícildizer quantos ateus existem no mundo, pois pessoas diferentes interpretam o termo “ateu” de forma diferente. Também é difícil traçar uma linha entre ateísmo, convicções não religiosas e crenças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ateismo
  • ateismo
  • Ateísmo
  • Ateismo
  • ateísmo
  • Ateismo
  • ateismo
  • Ateísmo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!