ATD2 - Historia do Brasil ll

1066 palavras 5 páginas
ATD2 História do Brasil
1A política do Imperio do Brasil em relação ao Paraguai buscou alcançar três objetivos. O primeiro deles foi o de obter a livre navegação do rio Paraguai, de modo a garantir a comunicação marítimo-fluvial da província de Mato Grosso com o restante do Brasil. O segundo objetivo foi o de buscar estabelecer um tratado delimitando as fronteiras com o país guarani. Por último, um objetivo permanente do Imperio, até o seu fim em 1889, foi o de procurar conter a influência argentina sobre o Paraguai, convencido de que Buenos Aires ambicionava ser o centro de um Estado que abrangesse o antigo vice-reino do Rio da Prata, incorporando o Paraguai. (Adaptado de Francisco Doratioto, Maldita Guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 471.)Sobre o contexto histórico a que o texto se refere é correto afirmar que:
A Guerra do Paraguai foi um instrumento de consolidação de fronteiras e uma demonstração da política externa do Imperio em relação aos vizinhos, embora tenha gerado desgastes para Pedro II.CORRETA
O mais longo conflito bélico da América do Sul matou milhares de paraguaios e produziu uma aliança entre indígenas e negros que atuavam contra os brancos descendentes de espanhóis e portugueses.
As motivações econômicas eram suficientes para empreender a guerra contra o Paraguai, que pretendia anexar territórios do Brasil, da Bolívia e do Chile, em busca de uma saída para o mar.
A Argentina pretendia anexar o Paraguai e o Uruguai, mas foi contida pela interferência do Brasil e pela pressão dos EUA, parceiros estratégicos que se opunham à recriação do vice-reino do Rio da Prata.

2Sobre o movimento republicano no Brasil durante o Segundo Reinado, analise as afirmativas abaixo e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
I - Do movimento republicano participaram somente lideranças civis, como Benjamin Constant e Deodoro da Fonseca.
II - As ideias republicanas se fortaleceram a partir de 1880 com

Relacionados

  • euler
    23960 palavras | 96 páginas