ATD1 FUNDAMENTOS TE RICOS DA APRENDIZAGEM

297 palavras 2 páginas
Com base no que você pôde apreender no fórum e nas aulas de 1 a 9 elabore um texto de, no mínimo 10 (dez) linhas e no máximo 15 linhas emitindo seu posicionamento e justificando-o, é claro, sobre:
1. a importância (ou não) de se conhecer e aplicar as teorias da aprendizagem
2. indique com qual teoria da aprendizagem você se identificou mais e por quê.
Lembre-se: você pode pesquisar, mas é muito importante que use suas próprias palavras na elaboração do texto.
Não copie. Se identificarmos trechos copiados de trabalhos publicados na internet a atividade será recusada e o aluno ficará com zero. Consulte a agenda pedagógica para saber quando encerra esta atividade 1.

ATD1 – FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA APRENDIZAGEM
O conhecimento e uso das teorias de aprendizagem são importantes para compreendermos como o indivíduo constrói seu conhecimento, ou seja aprende de forma significativa. Sabemos que o conhecimento se dá em todas as circunstancias da vida, enquanto o indivíduo for capaz de exercer o pensamento e se construir interagindo com as informações que têm ao seu alcance.
A escolarização deve, portanto possibilitar que os alunos adquiram a compreensão de seu mundo e de seu tempo, permitindo também que tomem consciência das operações mobilizadas durante a aprendizagem, para que prossigam com autonomia nesse processo de conhecimento. (Piaget, in Chiaro Hino 1984 P. 104).
Como educadora acredito que a teoria que mais se encaixa a realidade vivida é a teoria sócio interacionista de Vygostysky onde coloca que o desenvolvimento se dá de fora para dentro e que as experiências do indivíduo colaboram para a aprendizagem. Assim o processo de ensino e aprendizagem deve procurar fazer com que os conceitos espontâneos que as crianças desenvolvem e trazem de sua convivência social, passem para os conceitos escolares e científicos.

Relacionados