Atd1 Economia E Com Rcio Internacional

503 palavras 3 páginas
Teoria das Vantagens Comparativas e como elas influenciam o contexto atual do comércio internacional

A teoria diz que quando há comércio entre os países, preferencialmente sem barreiras e restrições, a produção mundial cresce porque permite que cada país se especialize na produção do bem a qual apresenta vantagens comparativas.
“Um pais tem vantagens comparativas na produção de um bem se o custo de oportunidade da produção do bem em termos de outros é mais baixos que em outros países”
Vantagens comparativas do Brasil no comércio internacional:
Exemplo.
Imaginemos dois produtos: carne e computadores. Imaginemos agora dois países: Brasil e Japão.
Se não há comércio entre estes dois países os japoneses precisarão fabricar computadores e criar gado de corte para suprir as necessidades de sua população. O mesmo acontecerá com o Brasil. No entanto, para os japoneses produzirem carne é algo muito complicado, pois dispõem de uma pequena área para o pasto e tens o metro quadrado mais caro do mundo, logo a sua carne custará muito caro e terá uma qualidade muito ruim dado que seu pasto é ruim e seu terreno rochoso e montanhoso. O mesmo acontece com o Brasil na produção de computadores, dado que não temos capacidade técnica e nem mão de obra especializada para tal.
Porém se há comércio entre os dois países, dado que no Brasil há vasto território para a pecuária, pasto de melhor qualidade e relevo condizente, é fácil pensarmos que temos enorme vantagem na produção de carne se comparado com o Japão. E os japoneses, dado que tem know how, tecnologia de ponta e mão se obra especializada na produção de computadores é notório que eles têm vantagens sobre nós no quesito computadores. Diante disso o comércio entre os países leva uma situação tal que o Brasil tenderá a produzir carne em grande quantidade a ponto se suprir a demanda de brasileiros e japoneses. Por outro lado os japoneses produzirão computadores e exportarão para nós o excedente de sua produção de forma a suprir a

Relacionados