Ataque Cardíaco

Páginas: 5 (1044 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
1. Conceito


Ataque cardíaco, também conhecido por infarto do miocárdio, trata-se do entupimento das veias.
Tudo começa com o acúmulo de gordura na parede interna das artérias coronárias, que têm apenas, aproximadamente, dois milímetros de diâmetro e são responsáveis pela irrigação do coração, impossibilitando assim, que uma quantidade suficiente de sangue chegue até aquela área do músculocardíaco. A formação das placas é um processo lento, podendo levar anos, causado, principalmente, pelo excesso de LDL, isto é, o “colesterol ruim", no sangue. Isso pode levar à morte súbita ou a insuficiência cardíaca que acarreta limitações físicas até a recuperação do quadro clínico.
Um ataque cardíaco também pode ser causado pelo rompimento de uma das duas artérias coronárias responsáveispelo suprimento de sangue ao coração. Pancada no peito, tiro ou outro tipo de trauma, bem como algumas doenças que fragilizam a estrutura das artérias, podem provocar essa ruptura. Ela causa uma hemorragia interna e deixa o músculo sem irrigação.
Podemos verificar, também, o ataque cardíaco fulminante que é uma emergência médica que pode levar à morte em quase metade dos casos. Ele manifesta-segerando sintomas como súbita dor no peito e falta de ar, em indivíduos que por vezes, não são sofrem de doenças do coração.
Pesquisas revelam que mulheres obesas e cardiopatas têm dez vezes mais risco de enfartar do que homens na mesma condição. A constatação é de um estudo realizado pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo.
Além disso, o estudo também constatou que tanto mulheresquanto os homens tinham praticamente os mesmos fatores de risco e, mesmo assim, o risco de infarto era superior para elas: 90% das mulheres eram hipertensas, enquanto 86% deles tinham o problema, 37% das mulheres e 42% dos homens tinham diabetes, e 43% dos dois grupos tinham dislipidemias. (aumento das taxas de gorduras no sangue).


2. Consequências


Com a supressão total ou parcial daoferta de sangue ao músculo cardíaco, ele sofre uma injúria irreversível e, parando de funcionar, o que pode levar à morte súbita, morte tardia ou insuficiência cardíaca com consequências desde severas limitações da atividade física até a completa recuperação.


3. Sintomas


É fácil e ao mesmo tempo complicado diagnosticar seus sintomas, afinal muitos deles é comum ao corpo do ser humano e nãoindicam irregularidades, segue os principais sintomas:
- Desconforto na parte superior do corpo;
- Dores no peito;
- Dores musculares;
- Falta de ar;
- Tontura;
- Fraqueza;
- Dores nos braços;
- Dores no pescoço;
- Dores na mandíbula;
- Dores no estômago;
- Falta súbita de ar;
- Náusea;
- Suor frio.
Segundo estes sintomas, foi realizada uma pesquisa que comprovou que estes sãodistintos, ou seja, os sintomas se diferenciam de acordo com o sexo, isso acontece por que os sintomas acima são mais comuns para os homens, as mulheres tendem a apresentarem mais insônia e ansiedade.


4. Primeiros socorros


Quanto aos primeiros socorros, é importante realizar os seguintes procedimentos:
- Manter a pessoa deitada ou sentada de maneira confortável, com as roupas afrouxadas;
-Cobri-la no caso da mesma alegar frio.
É desaconselhável a realização de qualquer procedimento além desses, até que chegue um auxílio médico especializado. Pois os casos de ataque cardíaco necessitam de exames minuciosos posteriores, para se avaliar a condição e um tratamento adequado que o indivíduo realizará.
5. Tratamento


O pronto tratamento pode prevenir ou limitar danos ao músculocardíaco. Agir rápido, aos primeiros sintomas de ataque cardíaco, pode salvar a vida. O grupo médico pode começar o diagnóstico e tratamento até antes do paciente chegar ao hospital.
Certos tratamentos, geralmente, começam, imediatamente, na suspeita de ataque cardíaco, até mesmo antes do diagnóstico ser confirmado. São eles
- Oxigênio;
- Aspirina para prevenir mais coagulação sanguínea;
-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ataque cardíaco
  • Ataque cardiaco
  • ataque cardiaco
  • ataque cardíaco
  • ATAQUE CARDÍACO
  • Infarto do miocárdio/ataque cardíaco
  • Trabalho sobre ataque cardiaco
  • Terapia gênica pode tratar vítimas de ataques cardíacos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!