Atalhos do teclado

Páginas: 7 (1656 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2013
O teclado do computador não é muito diferente do de uma máquina de escrever, logicamente ele incorpora uma série de novas funções e facilidades. Para efeito didático, pode-se dividir o teclado do PC em cinco áreas distintas:

1) Teclado alfanumérico — É o conjunto que contém maior número de teclas e descende diretamente do teclado da máquina de escrever. Além das letras, números e símboloscomo os de acentos, percentagem e asterisco, ele inclui teclas especiais: Enter, Caps Lock, Ctrl, Shift, Alt, Tab e Backspace. Em geral essas teclas são destacadas das demais através de uma cor diferente.

Alguns desses botões especiais têm funções idênticas às que tinham na máquina de escrever. Caps Lock — sigla de capital letters lock — não é outra senão a conhecida trava-maiúsculas. Uma vezacionada, todas as teclas passam a produzir caracteres maiúsculos.

A tecla Shift — que em inglês significa mudar ou comutar — também existe na máquina de escrever: é aquela que você mantém pressionada enquanto aperta um botão de caractere para escrever uma letra maiúscula. A diferença entre Shift e Caps Lock é que esta última mantém as letras maiúsculas ligadas até que você a acione de novo. Shiftmodifica o estado de uma tecla de cada vez. Tab, abreviatura de tabulador, é o botão que, acionado, faz o cursor saltar para uma posição vários espaços à direita.

O número desses espaços depende do software que você estiver utilizando e, em muitos casos, pode ser regulado pelo operador. No Windows, outra função muito comum de Tab é fazer o cursor — ou o foco da ação — passar para outro objetoda tela.

Backspace — traduzindo: espaço para trás — é outra tecla conhecida dos usuários de máquinas de escrever, só que com o nome de Retrocesso. Ela recua o cursor um espaço e apaga o caractere localizado naquela posição.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Os demais três botões do teclado alfanumérico — Enter, Control e Alt— são específicos do computador. Enter é a tecla que confirma o envio de um comando para ser executado pelo micro. No DOS, por exemplo, o comando DIR provoca a listagem dos arquivos de um disco ou diretório. Mas essa listagem só aparece na tela depois que você, além de digitar DIR, aciona Enter. Ctrl (abreviatura de Control) e Alt (de Alternate) têm papéis similares: são teclas que em geral sóproduzem algum efeito quando acionadas em combinação com outras teclas. Esse efeito, no entanto, é determinado pelo software que você está usando. Nos programas que oferecem um menu no alto da tela, as opções são abertas mediante o acionamento de Alt e — ao mesmo tempo — a letra destacada na opção. Vale observar que na maioria dos teclados mais novos há sempre teclas em duplicidade para Shift, Ctrl eAlt. Embora no desenho da maioria dos teclados a tecla Esc fique separada da parte alfanumérica, é correto considerá-la como integrante desse grupo. Esc — abreviatura de Escape, ou seja, saída — é muito utilizada para anular certas operações, como por exemplo a abertura de um menu. No entanto, Esc também é utilizada como tecla-curinga, que ganha funções conforme a conveniência de cada programa.Essa imprecisão tende a diminuir no ambiente Windows, no qual todos os programas, mesmo produzidos por diferentes empresas, obedecem a um conjunto fixo de regras. Em qualquer aplicativo Windows, o menu Arquivo, por exemplo, é sempre o primeiro à esquerda e pode ser acionado mediante a combinação de teclas Alt+A.-------------------------------------------------------------------------------------------------
2) Teclas de função — São as teclas de F1 a F12. Assim como Ctrl e Alt, não têm tarefa predefinida. O que elas fazem depende de cada aplicativo. Também são muito utilizadas em combinação com Ctrl e Alt. No Windows, por exemplo, Alt+F4 encerra a execução de qualquer programa, inclusive do próprio ambiente.

3) Teclado numérico e de movimentação do cursor — Localizado à extrema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atalhos do teclado
  • Atalhos do teclado
  • Atalhos de teclado
  • Atalhos do teclado
  • atalhos teclado
  • Atalhos do teclado
  • Atalhos de teclado do Windows
  • Teclas de atalho teclado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!