Ataenolom

677 palavras 3 páginas
O Contrato Social - Ideias do Livro III e Livro IV
A base central da obra “O Contrato Social” de Jean-Jacques Rousseau é a idéia de vontade geral. Nesta obra Rousseau explora, defende e desenvolve a idéia de uma vontade geral capaz de legislar todo o estado, sendo o fruto do bem comum e a vontade que não limita o direito maior de todos os homens: a liberdade.
Para Rousseau, enquanto estado, o povo é depositário legitimo da soberania, sendo esta indivisível. A liberdade se encontra no patamar ultimo, sendo esta o que caracteriza os indivíduos enquanto homens, seres humanos. Sem a liberdade o homem perde seu sentido e se torna algo alienado, alheio de si próprio. A liberdade pressupõe igualdade, se não houver igualdade entre os homens, esta não usufrui verdadeiramente da liberdade. Para que haja igualdade é necessário uma força legisladora que apresente os parâmetros necessários entre a lei e os homens, uma força que está acima dos interesses pessoais, e que se caracteriza por ser comum a todos os homens, esta Rousseau denomina como vontade geral.
A partir do livro III Rousseau começa a desenvolver a idéia de governo e a forma de operação de governo enquanto soberania e levanta determinadas questões sobre o assunto, como os tipos de governo – monarquia, aristocracia e democracia.
Podemos perceber que este levanta sua ideia geral a respeito dos tipos de governo, colocando a dualidade da força existente no estado: a vontade que se faz no legislativo e o corpo fisico que executa através do poder do executivo. Propõe também a divisao do legislativo do executivo sendo que em sua visão o governante não deve possuir os dois poderes.
Ao tratar a democracia, Rousseau levanta um problema: este tipo de governo – talvez inexistente até o momento – não é possivel devido a sua perfeição sendo impossível um governo neste patamar até então.
A vontade geral vive em conflito pois esta na maioria das vezes é deixada de lado em favor da vontade particular dos governantes, o que

Relacionados