Atílio Corrêa Lima - Estação de Hidroaviões

Páginas: 10 (2341 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Attilio Corrêa Lima
Estação de Hidroaviões do Rio de Janeiro

INTRODUÇÃO

Nasceu em Roma em 1901. Engenheiro e Arquiteto, formou-se pela Escola Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro em 1925. Estudou na França com Alfred Agache, especializando–se em urbanismo com tese defendida na Sorbonne, Paris, em 1932.
De volta ao Brasil, participou da elaboração do plano diretor da cidade de Niterói(RJ) e tornou-se o primeiro professor da recém-criada cadeira de urbanismo da ENBA.
Em Parceria com Jorge Ferreira, Renato Soeiro e mais dois arquitetos, desenvolveu o projeto da Estação Hidroaviões do Rio de Janeiro (1937-1938), uma das primeiras manifestações da Arquitetura Moderna Brasileira.
Foi também autor do plano diretor da cidade de Goiânia (em parceria com Paulo Antunes Ribeiro), doprojeto da estação de passageiros do cais do porto do Rio de Janeiro e do plano regional de urbanização do Vale do Paraíba. Projetou a cidade de Volta Redonda e o Conjunto Residencial da Várzea do Carmo com forte influência da arquitetura moderna dos CIAMs (Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna).
Faleceu em um desastre de avião, no Rio, em 1943.
Attilio teve um aprendizado todo voltadopara o estilo Neoclássico, mas já nos seus últimos trabalhos escolares e início de sua carreira recebeu influências voltadas para o Neocolonial.
Admirava a arquitetura colonial brasileira, porém após o contato com as ideias inovadoras de Le Corbusier e os preceitos da arquitetura modernista, seus projetos começaram a ter influência da nova arquitetura, como podemos perceber na obra analisada oscinco principais pontos estabelecidos por Le Corbusier (planta livre, fachada livre, pilotis, terraço jardim e janelas em fita).
Foi para a Universidade de Paris fazer um curso de pós-graduação em Urbanismo no Institut d’Urbanisme, onde foi aluno de Henry Prost com quem Agache tinha trabalhado, recebendo uma dupla influência: da nascente sociologia francesa e da concepção estética da Beaux-Arts,que influenciou sua proposta para Niterói (que foi sua tese de pós-graduação) e para Goiânia, posteriormente.










LINHA DO TEMPO




FICHA TÉCNICA

Nome da obra: Estação de Hidroaviões
Local: Praça Marechal Âncora, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Autores: Attilio Corrêa Lima, George Ferreira, Thomaz Estrella, Renato Mesquita dos Santos e Renato Soeiro.
Área construída:1.350 m²
Data do projeto/obra: 1937-1938

Construída às margens da Baía de Guanabara e inaugurada pelo então Presidente Getúlio Vargas em 29 de outubro de 1938.

CONTEXTO LOCAL E TEMPORAL

No Brasil em 1937 na época em que estava sendo construída a obra analisada estávamos sob Presidência de Getúlio Vargas e nesse ano estava sendo outorgada a Constituição Brasileira e implantada a ditadura doEstado Novo.
Ainda em 1937 no Rio de Janeiro, estavam sendo construídos importantes prédios todos relacionados a cultura e a arte, como exemplos: Prédio do Ministério da Educação e Cultura, a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Fundação do Museu Nacional de Belas Artes, por Osvaldo Teixeira, a criação do Salão de Maio, espaço de exposição para artistas modernos e aOrganização da Família Artística Paulista, por Paulo Rossi Osir e Waldemar da Costa.
As manifestações culturais e intelectuais foram intensas entre os anos 20 e 30 e que expressaram o sentido de renovação artística, política e social que iria marcar profundamente o século XX.
O Rio de Janeiro era a capital do Brasil nessa época e se encontrava com constantes construções, pois eram somadosmuitos investimentos às obras públicas que recebiam influências do movimento modernista de outras capitais internacionais, principalmente da Europa.
Os arquitetos modernistas buscavam o racionalismo e funcionalismo em seus projetos, sendo que as obras deste estilo apresentavam como características comuns formas geométricas definidas, sem ornamentos; separação entre estrutura e vedação; uso de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Goiânia por atílio correa lima
  • O Projeto de Atílio Correia Lima
  • Attilio correa lima
  • Reda O Correa Lima
  • Attílio Correâ Lima
  • Engenheiros Notáveis
  • Lima
  • Lima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!