"ASíntese derrotada do positivismo de Ruy Barbosa"

14469 palavras 58 páginas
TRADIÇÃO LIBERAL, POSITIVISMO E PEDAGOGIA:
A SÍNTESE DERROTADA DE RUI BARBOSA1

Gisele Silva ARAÚJO2
„„RESUMO: Concebe-se, freqüentemente, a Primeira República brasileira (1889-1930) como autoritária, por ser alimentada pelo ideário positivista, e oligárquica, por resultar do mau funcionamento de instituições liberais sobre uma sociedade insolidária, como no diagnóstico de Oliveira Vianna. Este artigo apresenta, ao contrário, um liberalismo que se associa doutrinariamente à oligarquização, e um positivismo que visa temperar o individualismo privatista com um senso de interesse comum. Enfatiza-se o pensamento de
Rui Barbosa, tido por um liberal americanista filiado ao federalismo estadunidense. A contrario senso, mostra-se um personagem aproximado às preocupações positivistas: exaltando a família como célula formadora da pátria e clamando por alguma centralização política, como remédio contra o autoritarismo oligárquico oriundo da liberdade dos interesses particulares. Utiliza-se seus discursos de justificação política, que, tal como se depreende de conceitos tomados a Weber, Marx e Koselleck, se tornam de suma importância nos períodos de crise de legitimidade de Estados abstratos. Este era precisamente o cenário quando a Monarquia foi substituída pela República no Brasil, em 1889.
„„PALAVRAS-CHAVE: Rui Barbosa. Positivismo.
Primeira República. Brasil. Oligarquia.

Liberalismo.

Introdução
Várias são as perspectivas sob as quais se pode abordar o tema dos processos de modernização. Uma delas, adotada aqui, considera que a formação das instituições políticas racionais Aos professores André Botelho e Milton Lahuerta, pelo excelente convívio e pela acolhida deste artigo.
Ao Bernardo Ricúpero, pelos comentários detalhados e carinhosos, presenteados a mim no Congresso de
Sociologia onde este texto foi apresentado. A Rogerio Dultra dos Santos, pela sempre dedicada revisão.
1

UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Relacionados