Astronomia

Páginas: 11 (2698 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2014
ASTRONOMIA
1. INTRODUÇÃO
A Astronomia é a Ciência que estuda os corpos celestes (como estrelas, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas, galáxias), que vão desde planetas a galáxias, e todos os fenómenos com origem fora da nossa atmosfera, como os vários tipos de radiações. Esta envolve o movimento de objetos celestes, a Física e a Química que tudo compõem, a formação e odesenvolvimento de todo o universo.
A astronomia é uma das mais antigas ciências da humanidade surge simultaneamente na China, Índia, Mesopotâmia e Egito entre 5000 a.C e 3000 a.C. Esses povos já observavam e registravam os movimentos dos corpos celestes a fim de estabelecer um calendário ordenado para regular suas atividades cotidianas. A Culturas pré-históricas deixaram registrados vários artefatosastronômicos, como Stonehenge, os montes de Newgrange, os menires. As primeiras civilizações, como os babilônios, gregos, chineses, indianos, iranianos emaias realizaram observações metódicas do céu noturno.
No entrato, a invenção do telescópio permitiu o desenvolvimento da astronomia moderna. Historicamente, a astronomia incluiu disciplinas tão diversas como astrometria, navegação astronômica,astronomia observada na elaboração de calendários.



2. HISTÓRICO
Desde os tempos mais antigos, já existiam pessoas que se interessavam pela astronomia.
Pode-se destacar uma grande quantidade de matemáticos que contribuíram com o seu
desenvolvimento. Abaixo, será citado alguns deles e suas contribuições.

2.1. Na Grécia Antiga:
Por volta de 700 a.C. até 300 d.C. podemos notar que aAstronomia na Grécia é um dos
braços da Matemática e só mais tarde se voltaria para a Física.

Tales de Mileto (624 - 546 a.C.) – Para ele a Terra era um disco plano em uma vasta extensão de água. Tales pôde prever um eclipse com antecedência. Nesta época, o astrônomo era um medidor de tempo e um “profeta” da entrada das estações climáticas e das fases da lua.
Pitágoras de Samos – Foi umfilósofo grego nascido em Samos entre 592 e 572 a.C. e falecido entre 510 a 480 a.C. Fundou a escola de filosofia e ciências ao sul da Itália. As teorias desenvolvidas pelos seus últimos discípulos, freqüentemente, são atribuídas a ele. Foi o primeiro a notar que a terra é esférica e não plana, no centro de um universo esférico, com rotação diária. Ele estudou o movimento dos planetas. Ensinou ser onúmero, a essência de todas as coisas e comparou os períodos celestiais com os intervalos musicais de Samos (572 - 497 a.C.) Acreditava na esfericidade da Terra, da Lua e dos outros astros. Achava que os Planetas, o Sol, e a Lua transportados por esferas separadas da que carregava as estrelas e foi o primeira a chamar o céu de Cosmos.
Aristóteles de Estagira – Filósofo grego de enormeinfluência durante muitos anos na Europa. Nasceu em 383 a.C. em Estagira, Macedônia, e morreu em Cálcis, em 322 a.C. Foi tutor de Alexandre, o Grande, e mais tarde professor em Atenas. Explicou que as fases da Lua dependem de quanto da parte da Lua iluminada pelo Sol está voltada para a Terra. Explicou também, os eclipses: um eclipse do sol ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra. Afirmava que oUniverso é esférico e finito.
Aristarco – Foi um astrônomo grego nascido na cidade de Samos, que viveu entre 310 e 230 a.C. Foi o primeiro a afirmar que a terra girava em torno do Sol, assim como em torno de seu eixo, quinze séculos antes de Copérnico, por causa disso foi acusado de perturbar o descanso dos deuses.
Erastóstenes de Cirênia (276-194 a.C.) – Foi o primeiro a medir o diâmetro da Terra.Ele notou que na cidade egípcia de Siena, no primeiro dia do verão, ao meio-dia, a luz solar atingia o fundo de um poço, ou seja, o Sol estava incidindo perpendicularmente a Terra em Siena. Já em Alexandria, situada ao norte de Siena, isso não ocorria; medindo o tamanho da sombra de um bastão na vertical, Erastóstenes observou que em Alexandria, no mesmo dia e hora, o Sol estava aproximadamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Astronomia
  • astronomia
  • astronomia
  • Astronomia
  • Astronomia
  • Astronomia
  • o que é a astronomia
  • astronomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!